melhores exchanges brasileiras de criptomoedas
Melhores

Melhores Exchanges Brasileiras de Criptomoedas

As moedas digitais vieram para ficar. Até pouco tempo atrás pouca gente falava a respeito, as criptomoedas eram conhecidas apenas por pessoas ligadas à área de investimentos e de tecnologia, mas recentemente ganharam grande projeção na mídia e está todo mundo falando a respeito. O bitcoin continua sendo a principal criptomoeda do mercado, mas esse ano foi espetacular para diversas outras – as chamadas altcoins (moedas alternativas). Atualmente existem 23 criptomoedas com capitalização de mercado superior a US$ 1 bilhão, enquanto um ano atrás apenas o bitcoin havia ultrapassado essa marca. No último artigo falamos a respeito das melhores criptomoedas do mercado e neste novo artigo iremos falar das melhores exchanges brasileiras para compra e venda de criptomoedas.

Exchanges são plataformas eletrônicas de negociação acessadas através de sites onde usuários se cadastram para vender e comprar bitcoins e outras moedas digitais. Na maioria das exchanges é necessário preencher um cadastro e enviar documentos pessoais. Mas em algumas, especialmente as de fora do Brasil, não é necessário envio de documentos, porém a segurança pode ser menor. As exchanges não negociam as criptomoedas diretamente, mas possibilitam o contato entre pessoas que querem vender com pessoas que querem comprar.

Em suma, as exchanges conectam pessoas que querem vender a pessoas que desejam comprar criptomoedas e asseguram que os compradores recebam suas criptomoedas e que os vendedores recebam o dinheiro de forma segura e transparente. Obviamente, o valor de negociação não é determinado apenas pela sua vontade. É preciso que você analise como está a movimentação na exchange em que está negociando para que seus valores não fiquem muito acima ou muito abaixo dos demais, pois nesse caso você dificilmente terá sua ordem executada.

A maioria das exchanges exige que o investidor deposite o dinheiro em sua conta de negociação e, só então, faça as transações na moeda virtual de sua preferência. Depois do depósito, o usuário pode converter seus reais, dólares, etc. em moeda virtual e esperar o melhor momento para vender e ter lucros ou realizar pagamentos nacionais e internacionais a um custo reduzido. Ao escolher uma exchange, os principais pontos a serem considerados são as taxas de negociação, limites de depósito/resgate e segurança operacional.

É também importante observar os métodos de pagamento, que vão desde cartão de crédito, transferência bancária e outros até pagamentos em diferentes moedas ou criptomoedas. Outro indicador interessante para avaliar uma exchange é o volume das transações pois quanto maior o volume maior o reconhecimento da empresa no mercado e sua liquidez. Veja a seguir os critério básicos para se escolher uma boa exchange:

  • Taxas de negociação: É importante saber que, diferentemente de outras moedas, não existe uma taxa de câmbio oficial para as criptomoedas. Existe a taxa média do mercado e cada negociante é livre para determinar o seu câmbio. Além disso, as exchanges costumam cobrar uma comissão por cada transação. Por isso, observe a taxa média do mercado e os percentuais cobradas por cada uma;
  • Taxas de depósito e resgate: Além das taxas de negociações, é comum a cobrança de taxas para resgate bem como depósito de valores e moedas na conta da exchange;
  • Métodos de pagamento: Os métodos de pagamento variam entre cartão de crédito, transferência bancária, Paypal e outros. Muitas exchanges também aceitam pagamentos em diferentes moedas, como Real, Dólar, Euro ou outras criptomoedas;
  • Volume de negócios: O volume de negócios é uma medida do quanto a exchange está sendo utilizada. Além disso, com mais pessoas comprando e vendendo, a liquidez do investimento é maior;
  • Segurança: A segurança é um fator crucial para as exchanges. Os métodos de identificação usados por elas, a encriptação e outras medidas são fundamentais para garantir a segurança do investidor;
  • Bancos:  abrangência de clientes pelos bancos disponíveis para depósitos e saques;
  • Suporte: Horário de Atendimento (disponibilidade publicada de atendimento a clientes) e Canais de Atendimento (canais disponíveis para atendimento como chat, e-mail, telefone, etc);
  • Latência: Tempo médio de resposta dos sistemas da exchange;
  • Tempos de Resposta: Cadastro (tempo de resposta esperado para confirmação de cadastro, verificação, aumento de limites), Operações (tempo de resposta esperado para confirmação de depósitos e saques de criptomoedas dentro do horário de atendimento) e Operações Reais (tempo de resposta esperado para confirmação de depósitos e saques de reais dentro do horário de atendimento);
  • Privacidade: Políticas de coleta, manipulação, armazenamento e segurança de documentos pessoais;
  • Dados Corporativos: CNPJ Válido e conhecido, idade da empresa (tempo de operação no mercado), membros / estrutura societária conhecida (transparência na estrutura de propriedade, gestão e responsáveis legais pela operação), procedimentos fiscais e tributários (transparência nos procedimentos de emissão de notas fiscais, impostos e classificação da operação).

Melhores Exchanges Brasileiras

A classificação a seguir foi determinada de acordo com o número de visitas aos sites das exchanges, portanto não caracteriza é um indicador de qualidade da exchange e sim uma classificação quantitativa baseada no número de pessoas que estão acessando o site da exchange nas últimas semanas. É uma classificação meramente didática. Cabe ao investidor realizar sua própria classificação tendo em vista os critérios citados anteriormente.

#1 – Mercado Bitcoin

mercado bitcoin

O Mercado Bitcoin é uma fintech brasileira que realiza serviços de câmbio de criptomoedas. Ou seja, ela é uma instituição financeira dedicada à intermediação de compra e venda de moedas digitais por meio de uma plataforma online onde são feitas negociações e transações nas moedas Bitcoin e Litecoin.

Sediada em São Paulo/SP, a empresa é primeira a realizar ações de câmbio de Bitcoin na América Latina e a fornecer caixa eletrônico para saque de criptomoedas no Brasil. O site funciona como um intermediador entre compradores e vendedores de moedas digitais. O preço praticado nas transações é dado pela livre negociação entre os clientes. Você também pode comprar e vender na hora que desejar.

O Mercado Bitcoin é uma empresa registrada como prestadora de serviços, sob o nome de MERCADO BITCOIN SERVIÇOS DIGITAIS LTDA., inscrita no CNPJ sob n.º 18.213.434/0001-35. Mensalmente, a empresa emite nota fiscal eletrônica das comissões referentes às transações realizadas no período. Não cobra nenhuma mensalidade.

mercado bitcoin reclame aqui

Reclamações do Mercado Bitcoin no site ReclameAqui. A avaliação no período de 18/12/2014 a 17/12/2017 é boa. 63,7% das reclamações foram atendidas e o índice de solução é de 86,5%.

#2 – Foxbit

foxbit

A FoxBit é uma empresa brasileira legalmente registrada sob o CNPJ 21.246.584/0001-50 com sede em São Paulo/SP. Nasceu da necessidade de uma empresa transparente no mercado nacional e é a única empresa brasileira que deixa público seu endereço de carteira quente e fria, provando a existência dos recursos que são negociados na plataforma. Com parcerias estratégicas, como a BlinkTrade Inc., a FOXBIT possui um grande know-how em mercado financeiro, nacional e internacional, trazemos aplicações, soluções e segurança desse mercado tão consolidado para o mercado de criptomoedas.

foxbit reclame aqui

Reclamações da FoxBit no site ReclameAqui. A avaliação no período de 19/12/2014 a 18/12/2017 é boa. 59,1 % das reclamações foram atendidas e o índice de solução é de 92,0%.

#3 – Walltime

walltime

A Walltime, CNPJ 19.865.285/0001-51, é uma startup localizada na cidade de Campinas, SP que desenvolve soluções de software. Atualmente a empresa está focada no desenvolvimento de software para suporte e infraestrutura à recente tecnologia Blockchain, que permite muita inovação na área de armazenamento de dados de forma imutável e distribuída. Essa tecnologia abre espaço para a criação inédita de propriedades puramente digitais sem a necessidade de confiança em qualquer autoridade central. Seus sócios-fundadores tem longa experiência na área técnica e são apaixonados por inovação tecnológica.

walltime reclame aqui

Reclamações do Walltime no site ReclameAqui. 77,8 % das reclamações foram atendidas. Há apenas 9 reclamações no período de 18/12/2014 a 17/12/2017.

#4 – Bitcoin Trade

bitcointrade

A BitcoinTrade foi a primeira exchange brasileira a aceitar cartão de crédito como forma de pagamento. Para comprar bitcoin você antes deve fazer um depósitos bancários. Eles são bem simples e você pode fazer isso via transferência entre contas, que é o padrão das exchanges ao redor do mundo, mas também via cartão de crédito que é uma opção única até então da BitcoinTrade aqui no Brasil. E o melhor de tudo isso é que o site possui o certificado nível 2 PCI DSS (Payment Card Industry Data Security Standart) que é um certificado internacional de segurança.

Apesar do curto tempo de vida, a exchange já superou algumas de suas concorrentes nacionais em volume de negociação e não me surpreende que ela continue crescendo. Com um site simplificado, mas ao mesmo tempo completo, você encontra praticamente tudo o que precisa na página inicial após o login, facilitando assim, a vida de quem quer fazer transações rápidas. Realmente me agradei de sua estrutura e me surpreendi com vários aspectos da mesma, acredito no potencial de sua bela plataforma.

bitcointrade reclame aqui

Reclamações da Bitcoin Trade no site ReclameAqui. A avaliação no período de 19/12/2014 a 18/12/2017 é não recomendado. 31,8% das reclamações foram atendidas.

#5 – Negocie Coins

negocie coins

A NegocieCoins é uma plataforma digital para negociação de Bitcoins. Em nossa plataforma, você será capaz de comprar e vender Bitcoins de uma forma fácil e segura, sem taxas para depósitos e retiradas. A NegocieCoins é uma empresa brasileira, legalmente registrada sob o CNPJ 20.692.244/0001-90 com sede na Av. Marechal Deodoro, em Curitiba – PR.

Oferece todo o suporte através do e-mail, telefone ou redes sociais para que você não tenha dúvidas sobre como operar na nossa plataforma ou sobre o Bitcoin. Rodrigo Lullez, empreendedor e programador, começou a trabalhar no desenvolvimento da plataforma do NegocieCoins no final de 2013. A ideia, representada pela missão da empresa até hoje, é a de oferecer uma plataforma robusta e segura para nossos clientes negociarem bitcoins com confiança e transparência.

Em 2 anos, a plataforma foi desenvolvida pensando nas principais necessidades dos usuários de Bitcoin, tendo o seu lançamento realizado em Maio de 2015.

negocie coins reclame aqui

Reclamações da Negocie Coins no site ReclameAqui. A avaliação no período de 19/12/2014 a 18/12/2017 é boa. 94,7% das reclamações foram atendidas e o índice de solução é de 77,8%.

#6 – BrasiliEx

braziliex

Depois do nascimento de empresas internacionais como a Poloniex, Bittrex e Bitfinex, foi possível que qualquer pessoa negociasse criptomoedas utilizando Bitcoin e Dólares. Agora, com a Braziliex, o brasileiro tem uma opção mais fácil para se tornar um negociante de Altcoins.

Logo no início, quando houve a profusão das criptomoedas e do próprio Bitcoin, surgiram as exchanges ou corretoras de criptomoedas. Contudo, se o usuário quisesse inserir valores em suas plataformas, tinham apenas duas maneiras de fazê-lo: Através do envio de Bitcoin ou então com o caríssimo envio interbancário internacional.
Vendo essa oportunidade, surgiu a Braziliex, a primeira corretora do mundo que aceita a entrada direta de Reais a partir de depósitos nacionais.

Até o momento, a corretora suporta a negociação diretamente para Reais de Bitcoin (BTC), Litecoin (LTC), Ethereum (ETH), Monero (XMR) e Dash, ainda prometendo suporte para Tether (USDT e EURT), Ripple (XRP), Decred (DCR), Dogecoin (DOGE), entre outras em um futuro próximo.

braziliex reclame aqui

Reclamações da BrasiliEx no site ReclameAqui. A avaliação no período de 18/12/2014 a 17/12/2017 é ótima. 80,5% das reclamações foram atendidas e o índice de solução é de 96,0%.

#7 – CoinBr

coinbr

A CoinBR é líder em serviços de blockchain no Brasil e América Latina e atua nas áreas de mineração, câmbio, soluções e incentivos relacionados a Bitcoin e moedas digitais. Fundada em 2013, a empresa tem escritórios em São Paulo e Florianópolis e produtos que incluem a compra e venda de bitcoin e outras moedas digitais, mineração, a inovadora carteira SmartWallet, o serviço PDV SmartPay, e o primeiro caixa eletrônico de Bitcoin da América Latina. É a primeira e única exchange Brasileira a comercializar a moeda digital ETHEREUM.

Uma das vantagens da conta Bronze, é que ela não exige o envio de documentos e comprovantes para realizar as compras das criptomoedas Bitcoin, Bitcoin Dash, Dash, Ethereum ou Zcash. Para utilizar a conta Bronze, basta o usuário confirmar uma conta de email e já poderá sair comprando. Já a conta Prata, terá que informar um email válido, nome completo, número de celular válido e uma conta bancaria. Só será necessário o uso de tipo de conta prata, o usuário que necessitar de deposito maior que R$ 100.00 ou um saque maior que R$ 30.000.

A plataforma disponibiliza o pagamentos de contas de diferentes tipos através do boleto bancário. Você pode efetuar os seus pagamentos das sua contas, através de uma carteira de criptomoedas. Para fazer esses pagamentos, basta digitar o numero do boleto e transferir a quantidade de bitcoin necessária. A CoinBR vai gerar uma carteira na moeda digital escolhida, para poder transferir o valor da transação. As criptomoedas aceitam para pagamento dos boletos são: Bitcoin, Bitcoin Cash, Dash, Thereum ou Zcash.

A coinBR, também permite a recarga de celulares através de criptomoedas. Será possível recarregar a maiorias das operadoras de celulares, diretamente das moedas virtuais.

coinbr reclame aqui

Reclamações da CoinBr no site ReclameAqui. A avaliação no período de 18/12/2014 a 17/12/2017 é boa. 98,0% das reclamações foram atendidas e o índice de solução é de 87,3%.

#8 – Bitcointoyou

bitcointoyou

O BitcoinToYou é um serviço que permite a compra de bitcoins por brasileiros a partir de transferências bancárias. Com ferramenta avançada, o investidor têm controle sobre sua carteira de moeda digital, realiza pagamentos e transfere bitcoins entre contas.

A Bitcointoyou criou as bases para o mercado de Bitcoin no país ao oferecer soluções assertivas nas transações da moeda digital com foco na satisfação do cliente. A Bitcointoyou usa tecnologia de ponta e conta com os melhores profissionais para dar toda tranquilidade nas suas transações.

André Horta, fundador da BitcoinToYou, estudou Sistemas de Informação na PUC-MG, seguiu carreira pela área, até alcançar o cargo de gerente de Tecnologia da Informação (TI) na Fiat, em Betim (MG). Já conhecia o Bitcoin desde 2011 e, assim como outros usuários da moeda virtual na época, sofria com as dificuldades de negociar a moeda no Brasil.

Pouco tempo depois, surgiu o Mercado Bitcoin, mas as dificuldades para negociar a moeda ainda permaneciam. “Quando o site do Mercado Bitcoin veio abaixo, em 2013, Horta decidiu que era hora de montar sua própria exchange”.

André chamou seu primo Thiago Horta, também formado em TI pela PUC-MG, para criar a Bitcointoyou. “Subimos o site pouco tempo depois de o Mercado Bitcoin sair do ar. Ficamos sem concorrentes durante boa parte de 2013”, explica André.

Inicialmente, a startup funcionava na casa de Horta, como um negócio paralelo. “Quando eu percebi que ela realmente tinha potencial, pedi demissão da Fiat, peguei o dinheiro da rescisão e investi todo na empresa.” Em 2014, a Bitcointoyou passou a funcionar em um escritório em Belo Horizonte (MG). Horta foi atrás de novos sócios e investidores que pudessem ajudar a impulsionar o negócio.

“Foi uma fase difícil. Muitas viagens e tempo perdido. O que a gente faturava só dava mesmo para pagar as contas. Desisti de buscar um investidor e tratei de focar na empresa e aperfeiçoar a estrutura tecnológica que a gente desenvolveu”.

Conforme o Bitcoin foi se tornando mais conhecido, a Bitcointoyou ganhou fôlego. Então, André trouxe o Diretor Administrativo e Financeiro, Alexander, 39, para profissionalizar ainda mais a Bitcointoyou. “Ele possui fortes habilidades nacionais e internacionais e atuava na gestão de grandes empresas do segmento farmacêutica.”, conclui Horta.

bitcointoyou reclame aqui

Reclamações da BitcoinToYou no site ReclameAqui. A avaliação no período de 18/12/2014 a 17/12/2017 é regular. 99,3% das reclamações foram atendidas e o índice de solução é de 79,3%.

#9 – FlowBTC

flowbtc

A FlowBTC se considera a mais segura wallet digital e marketplace de Bitcoin no Brasil. Começou sua jornada no mundo das moedas digitais em Janeiro de 2015 quando dois amigos e traders resolveram deixar o mercado financeiro e fazer algo que fosse realmente inovador.

flowbtc reclame aqui

Reclamações da FlowBTC no site ReclameAqui. A avaliação no período de 19/12/2014 a 18/12/2017 é boa. 55,9% das reclamações foram atendidas e o índice de solução é de 100%.

#10 – FireBit

firebit

A Firebit é um ambiente criado para facilitar a compra e venda de criptomoeda entre seus usuários. Sua plataforma simplificada facilita a troca instantânea de criptomoedas com segurança fornecendo.

A FireBit é especializada em compra e venda de Bitcoins – como se fosse uma casa de câmbio para criptomoedas, criada para facilitar essa transação entre os seus usuários. A empresa vem ganhando destaque pelo seu serviço de alta qualidade e já compete diretamente com as grandes e mais conhecidas exchanges do Brasil, com o diferencial de oferecer uma plataforma simples, segura, estável (mesmo quando existe alta movimentação de compra e venda no mercado), com atendimento ágil e o melhor: fornecendo as taxas mais atrativas.

A FireBit trabalha com as principais criptomoedas do mercado e apresenta em sua plataforma a cotação sempre atualizada para compra e venda de Bitcoins. Além disso, todo o tipo de usuário pode usufruir do serviço.

firebit reclame aqui

Reclamações da FireBit no site ReclameAqui. Foram registradas apenas 5 reclamações.

#11 – Arena Bitcoin

arena bitcoin

Encontramos pouco material de apresentação no site desta exchange. Os responsáveis dizem que é a primeira plataforma profissional de negociação de Bitcoins com melhores taxas para compra, venda de Bitcoins e saques em Reais.

Comparativo das Exchanges

Preparamos duas tabelas para você realizar o comparativo das exchanges. Na primeira tabela você encontrará as taxas para depósitos e retiradas em reais no bancos (conveniados e não convenaidos). Na segunda tabela você encontrará as taxas para depósitos e retiradas em bitcoins bem como as taxas para execução de ordens e o número de visitas aos sites das exchanges.

Exchange Depósito nos Bancos Conveniados Depósito nos Demais Bancos Retirada nos Bancos Conveniados Retirada nos Demais Bancos Bancos Conveniados
Mercado Bitcoin R$ 2,90 + 1,99% R$ 2,90 + 1,99% R$ 2,90 + 1,99% R$ 2,90 + 1,99% BB, Santander e Caixa
FoxBit 1,39% 1,39% + R$ 9,50 Bradesco, Caixa, Banco do Brasil e Banco Inter
Walltime 1,23% 1,23% + R$ 9,00 BB, Santander, Caixa e Neon
Bitcoin Trade R$ 4,90 + 0,99% R$ 4,90 + 0,99% Não informado
Negocie Coins 0,9 0,90% + R$ 8,90 Santander, Caixa e Itaú
Braziliex R$ 9.00 + 0.25% R$ 9.00 + 0.25% Não informado
CoinBr Sicredi, Bradesco e Itaú
Bitcointoyou 1,89% 1,89% 1,89% 1,89% + R$ 8,00 BB, Santander e Bradesco
FlowBTC 0,5% (taxa mínima: R$ 5,00) 0,5% (taxa mínima: R$ 5,00) 1% (taxa mínima: R$ 5,00) 1% (taxa mínima: R$ 5,00) + R$ 8,00 (TED) Banco do Brasil, Itaú, Santander, Caixa e Neon
FireBit Não informado Não informado Não informado Não informado Não informado
Arena Bitcoin 0,39% 0,39% + R$ 9,00 Santander e Neon

Tabela 1 

Exchange Depósitos em Bitcoins Retirada em Bitcoins Ordem Tomadora (Ativa) Ordem Formadora (Passiva) Visitas
Mercado Bitcoin Valor variável 0,70% 0,30% 6.200.000
FoxBit 0,0012 BTC 0,5% 0,25% 2.600.000
Walltime 0,40% 0,20% 498.200
Bitcoin Trade valor variável 0,5% 0,5% 470.100
Negocie Coins 0,001 BTC Tabela regressiva (ver abaixo) Tabela regressiva (ver abaixo) 340.400
Braziliex 0.0010 BTC Não informado Não informado 261.400
CoinBr 232.400
Bitcointoyou 0,0007 BTC 0,6% 0,25% 127.700
FlowBTC 0,001 BTC 0,35% 0,35% 109.000
Fire Bit Não informado Não informado Não informado Não informado 79.000
Arena Bitcoin até 0,0015 BTC 0,25% 0,25% 56.400

Tabela 2



Taxas e Limites

A seguir são apresentadas as tabelas de taxas e limites de cada exchange. É importante salientar que as exchanges estão constantemente alterando estes valores. Tentarei manter este artigo sempre atualizado mas é mas seguro que você entre nos sites das exchanges para verificar os valores atuais. Clicando em cada imagem você será direcionado para a página específica da exchange.

Mercado Bitcoin

melhores exchanges

Foxbit

Walltime

melhores exchanges

melhores exchanges

Bitcoin Trade

melhores exchanges

Negocie Coins

melhores exchanges

melhores exchanges

BrasiliEx

melhores exchanges

Bitcointoyou

melhores exchanges

FlowBTC

melhores exchanges

Arena Bitcoin

melhores exchanges

Veja no vídeo abaixo algumas dicas para escolher uma boa exchange…

18 comments

    1. Hugo,
      Ordem tomadora, ativa ou executora é aquela que é executada imediatamente após o seu envio. Caso a ordem não seja executada imediatamente e fique aberta no Book de Ordens, ela é considerada uma ordem passiva.

  1. Excelente mataria sobre o mercado das cripto moedas, já sou usuário de uma delas, por coincidência a primeira do rank.
    Parabéns pela matéria.

  2. O mercado bit coin esta repleto de reclamações.
    Da data da sua pesquisa até agora praticamente dobrou.
    Eu mesmo fui lesado por ela, sorte que foi um depósito teste de 100 reais.
    Isso já fez um mês e nem email eles respondem.

    1. Wilson,

      O boom das criptomoedas pegou todas as exchanges de surpresa. O volume foi tanto que a infra-estrutura preparada não suportou. Agora terão que se adequar pois 2018 o crescimento pode ser ainda maior. Vamos monitorar de perto o desempenho de casa uma.

      Abraço!

  3. Excelente post, foi muito útil para mim, pois eu conhecia somente algumas dessas exchanges. É sempre bom conhecer outras opções.

    Gostaria de sugerir um post sobre wallets, nesse mesmo modelo. Pelo que entendi as de papel são as mais indicadas e cada criptomoeda possui a sua específica. É isso mesmo?

    Abraços,

    1. Obrigado pela sugestão Simplicidade, irei falar mais sobre as carteiras no futuro. Não quer dizer que as de papel são mais indicadas, todas tem desvantagens e vantagens, mas as de papel estão menos sujeitas a ataques de hackers, porém você está sujeita a furtos, incêndios, etc. Veja como criar uma carteira de papel…

      Abraço!

      1. Agradeço pelo link, será muito útil para mim!

        Estou tentando verificar minha conta na Foxbit. No site constava que as novas verificações de cadastro estavam suspensas até o dia 08/01, agora estenderam até o dia 16/01….
        Esperei 2 semanas para nada. Vou procurar outra.
        Por maior que seja a demanda, é desagradável ficar esticando prazos dessa forma, não acha?

        Boa semana!

      2. Olá Rosana!

        A fila deve estar enorme. Como é a mais famosa do momento, então a procura deve estar grande. Se tiver sucesso em outra compartilhe aqui conosco.

        Abraço!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.