restituicao imposto de renda
Maiores

Maiores Dúvidas Sobre a Restituição do Imposto de Renda

Sua declaração está na base de dados da receita federal – O que significa? Como saber em qual lote vou receber a restituição 2016? Quais são os lotes restituição 2017? E a maior dúvida do contribuinte: O que significa Processada em Fila de Restituição? Outro estado que gera muita dúvida nos contribuintes é: Aguardando Reagendamento Pelo Contribuinte. E a consulta da declaração do imposto de renda?

Este artigo tem o objetivo de ser uma fonte de consulta para o contribuinte que está com dúvida de quando receber sua restituição. Não deixe de postar sua pergunta na área de comentários, tentaremos responder todas as questões levantadas. O objetivo deste site é informar – o que não soubermos vamos consultar.

Informações Básicas Sobre Restituição

Os contribuintes que possuem seu imposto de renda descontado na fonte podem ter direito a receber o dinheiro da restituição. Alguns custos e circunstâncias, como gastos médicos, educacionais, existência de dependentes, doações e pensões alimentícias estão entre os principais tipos de restituição do Imposto de Renda disponíveis. No programa de declaração do imposto é informado o valor da restituição.

O trabalhador assalariado que possui o desconto direto na fonte, mas não recebe uma remuneração suficiente para cumprir o mínimo para pagar imposto de renda, também tem direito à restituição através do processo de declaração que comprove que sua remuneração não é suficiente para que ele seja taxado.

O pagamento da restituição Imposto sobre a Renda da Pessoa Física (IRPF) é efetuado pela Secretaria da Receita Federal do Brasil (RFB) exclusivamente mediante crédito em conta-corrente bancária ou poupança de titularidade do beneficiário, informada na Declaração de Ajuste Anual do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física (DIRPF). Nunca informe conta salário ou conta cujo titular seja outra pessoa.

O valor da restituição é atualizado pela taxa SELIC, acumulada a partir do mês de maio do ano de exercício da declaração até o mês anterior ao pagamento, mais 1% no mês do depósito. Uma vez encaminhado ao banco, o valor da restituição não sofrerá atualizações, independentemente da data em que o contribuinte receba.

Como Consultar a Situação da Restituição do Imposto de Renda

Para acessar a consulta da restituição do imposto de renda o contribuinte deve clicar neste link. A página abaixo será apresentada:

consulta restituicao imposto

Se o contribuinte tiver saldo a restituir no próximo lote e o mesmo já está sendo enviado ao banco cadastrado na DIRPF, ao realizar a consultar será apresentada a situação Enviada para crédito no banco conforme página abaixo. Esta mensagem é apresentada no dia da consulta ao lote. Se a sua situação não mudou de Processada em fila de restituição para Enviada para crédito no banco então você não receberá naquele lote.

restituicao imposto renda enviada credito

A situação passará para Creditada quando o valor da restituição tiver sido creditado no banco como mostra a página abaixo. Se o contribuinte não receber o valor na sua conta no dia do crédito então o mesmo deverá entrar em contato com o Banco do Brasil.

processada em fila de restituição

Se a declaração do contribuinte já foi processada corretamente, não há pendências e há valor a restituir porém o mesmo não foi ainda enviada ao banco, ao consultar o site da Receita será apresentada a situação Processada – em fila de restituição conforme mostrada a página a seguir.

É comum que o contribuinte fiquei com este status por meses e meses. Não há como saber de ante-mão em qual lote o contribuinte receberá a restituição, a fila de pagamento da restituição é dinâmica e depende de diversos fatores, por isto a Receita só informa a liberação ou não do crédito no dia da consulta.

situacao restituicao imposto

É importante salientar que se o contribuinte não receber no último lote do ano então quer dizer que sua restituição ficou para recebimento em lotes residuais no ano seguinte.

Como Consultar a Situação da Declaração de Imposto de Renda

A Receita disponibiliza o extrato de consulta da Declaração de Imposto de Renda da Pessoa Física (DIRPF) que possibilita aos contribuintes acompanharem como seus documentos estão sendo processados.

Através do site é possível identificar eventuais problemas na declaração e fazer as correções antes de cair na malha fina. É possível também consultar os dados de restituição para declarações já processadas.

Para ter acesso ao serviço, é preciso fazer o cadastramento no portal e-CAC (Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte) e obter o código de acesso (link aqui). A figura abaixo apresenta a tela de abertura do portal.

e-cac

Para acessar o portal é necessário ter o código de acesso e a senha. Se você ainda não tem então deverá gerar estas duas informações nesta página.

codigo acesso ecac

Conforme mostra a figura acima, é preciso primeiramente informar o CPF e a data de nascimento. Feito isto será apresentada a seguinte página:

codigo acesso ecac geracao

Nesta página será necessário informar os números dos recibos de entrega da declaração dos ano atual e do ano anterior. Em seguida será necessário informar uma senha de acesso. Feito isto o código poderá ser gerado.

Para acessar a página de extrato do processamento da da declaração de imposto de renda é preciso clicar em Declarações e Demonstrativos e em seguida clicar em Extrato de Processamento da DIRPF.

extrato dirf

Feito isto será apresentada uma página conforma a mostrada abaixo. Nesta página serão apresentados os dados principais das declarações bem como a sua situação atual na Receita Federal.

extrato declaracao imposto

Na coluna Serviços o usuário poderá consultar os detalhes de processamento. Abaixo um exemplo de extrato de processamento IRPF:

extrato imposto renda

Calendário de Restituição Atualizado

Abaixo o calendário de restituição atualizado. Para ver os calendários de outros lotes residuais clique aqui.

LoteData
Remuneração
Selic
Declarações
transmitidas até
15/12/2017 6,19% 01/12/2017
16/11/2017 5,62% 25/04/2017
16/10/2017 4,98% 22/04/2017
15/09/2017 4,34% 09/04/2017
15/08/2017 3,54% 20/03/2017
17/07/2017 2,74% 04/03/2017
16/06/2017 1,93% *

O Que Significa a Processada em Fila de Restituição?

A Receita apresenta para o contribuinte o estado atual do processamento da declaração e da restituição. São cinco estados principais:

Em Processamento: Significa que a declaração do contribuinte foi recebida corretamente pela Receita mas ainda não teve a análise completada. Ela já consta na base de dados da Fisco mas ainda não foi analisada ou está em processo de análise.

Processada: Significa que a declaração já foi analisada, os dados prestados estão corretos e não há imposto a restituir, ou seja, o processo de declaração daquele contribuinte está encerrado.

Processada – em Fila de Restituição: Se a declaração já foi analisada e há imposto a restituir então a sua situação será em fila de restituição, ou seja, o contribuinte está apto a receber a restituição nos próximos lotes a serem liberados.

Com Pendência: Malha fina – a Receita informa ao contribuinte qual é a pendência e pedirá ao contribuinte que preste dados adicionais. Pendências podem surgir, por exemplo, alguma informação prestada pelo contribuinte não casa com uma informação prestada por outra entidade. Casos comuns são despesas médicas e rendimentos tributados de pessoa jurídica como alguma fonte pagadora ao contribuinte.

Em Análise: Esta situação ocorrerá quando o contribuinte já prestou os devidos esclarecimentos à Receita sobre as pendência levantadas. Ou seja, neste momento o Fisco está analisando os documentos prestados pelo contribuinte para resolução da(s) pendência(s).

Mesmo que a declaração tem sido processada corretamente e colocada no estado Processada, a Receita Federal tem até cinco anos para cobrar outras informações. Até mesmo se o contribuinte recebeu a restituição, há este período de cinco anos em que a Receita pode realizar um reprocessamento da declaração.

Se o contribuinte não receber a restituição no último lote não necessariamente existe uma pendência. Neste caso, o contribuinte só receberá o valor nos lotes residuais a partir do próximo ano. Portanto, se o ano terminou e o seu status continua Processada Em Fila de Restituição, então só resta aguardar o próximo ano.

processada em fila de restituição

O Que Significa Aguardando Reagendamento Pelo Contribuinte?

Pergunta: Não recebi a restituição do imposto de renda. Segundo o site da Receita Federal o status da minha restituição é “aguardando reagendamento pelo contribuinte”. Estou morando no exterior, mas liguei para 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) para solicitar o reagendamento. A atendente disse que o reagendamento só pode ser feito pessoalmente. Também não soube me dizer porque meu dinheiro ficou retido.

Resposta: A restituição de Imposto de Renda é enviada para o banco, agência e conta indicados em sua Declaração de Imposto de Renda, sem ingerência do BB. Acrescentamos que o contribuinte que reside no exterior deverá indicar uma conta corrente ou poupança de sua titularidade em qualquer instituição financeira no Brasil, ou nomear procurador para receber em seu nome, em uma agência do Banco do Brasil no território nacional.

Pergunta: Não recebi a restituição, minha declaração estava em “fila de restituição” e o status mudou para “aguardando reagendamento pelo contribuinte”. O que isto significa?

Resposta: A restituição foi processada porém o registro de solicitação de estorno enviado pela Receita esta com o numero de conta divergente. Favor verificar junto a uma agência (de preferência a sua de relacionamento) e solicitar a restituição. Esclarecemos que para a restituição do Imposto de Renda, você pode solicitar o reagendamento por nossa central de atendimento: 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades), que é um dos canais oficiais do Banco do Brasil.

Pergunta: Como devo proceder para receber minha restituição do imposto de renda? Pois, consulto o site da Receita Federal e diz o seguinte: situação da restituição – aguardando reagendamento pelo contribuinte! Sendo que o valor foi enviado para crédito deste o dia 15/08/2014! Qual o próximo passo agora?

Resposta: Para fazer um novo agendamento basta comparecer em uma de nossas agências. Se for correntista do BB usar um dos caixas eletrônicos, selecionando Outras Opções > Autorização de Crédito do IRPF >Conta Corrente, ou ainda, via Central de Atendimento BB: telefones 4004-0001, 0800-729-0001 (opção 9 ou opções 8 e 8 no acesso identificado) das 8 às 21h.

Dúvidas Mais Comuns Sobre Restituição

Pergunta: Consultei o site da Receita e consta que a declaração está na base de dados da Receita Federal com a seguinte situação: Processada – em fila de restituição. Só percebi o erro de digitação agora, antes de sair o 7º lote, já fiz a retificação e quando será que vem a restituição?

Resposta: Não há como saber. A única coisa a ser feita é ficar atento ao calendário de restituição para saber se seu status mudou de “fila de restituição” para “enviada para crédito no banco”.

Pergunta: O status da minha declaração de imposto é Processada – em fila de restituição. Mas o credito não entrou ainda. Será que vou receber só no ano que vem ? Declarei antes do dia de encerramento do prazo mas deu erro e tive que retificar no dia 30/10. Será que recebo este ano?

Resposta: Se o status ainda é fila de restituição então ficou para o ano que vem porque o último lote já foi liberado.

Pergunta: Minha declaração consta em fila para restituição, porém não irei receber este ano pois não consta que vou receber neste ultimo lote. Gostaria de saber então se irei receber no ano que vem? E quando?

Resposta: Infelizmente o Fisco não consegue nos informar em qual lote seremos restituídos. O procedimento padrão é consultar o status nas próximas liberações de consultas.

Pergunta: Minha declaração estava em fila pra restituição. O status mudou para “Aguardando reagendamento pelo contribuinte.” O que significa? Tenho que ir no banco resolver isso ou na Receita?

Resposta: Esta mensagem geralmente é mostrada quando ocorreu erro no crédito da sua restituição. Entre em contato com o BB. Veja mais informações nesta página.

Pergunta: Estou aguardando meu imposto de renda, hoje consultei ele se encontra Enviada para crédito no banco. Irei receber esse valor dia 15/12?

Resposta: Consulte seu salto no banco no próximo dia 15. Se não ocorrer nenhum problema na transferência então o dinheiro estará lá.

Pergunta: O meu status é que se encontra na base de dados, mas há umas três semanas atrás, apareceu que não se encontrava na base, depois voltou a aparecer que se encontra na base. Consultei o extrato e não aparece nenhuma pendência. Como devo proceder?

Resposta: O status “encontra-se na base” significa que a restituição foi armazenada para análise. Como não há pendência no momento então você não tem nada a fazer. Acompanhe o processamento, se este status não mudar então entre em contato com a Receita.

Pergunta: Minha situação continua como processada em fila de restituição só que falei com a contadora que fez minha declaração e ela falou para eu saber realmente se vou recebe só dia 10. Será mesmo?

Resposta: De acordo com o fluxo da Receita, seu estado deveria ser agora “enviada para crédito no banco” para ter a certeza que receberá semana que vem. Se seu status ainda for “na fila” é porque sua restituição não sairá agora.



Pergunta: Fiz uma retificação da correção. Hoje, liberado o último lote de 2016, consultei e permanece com a mensagem: processada – em fila de restituição. Em algum momento receberei meu dinheiro de volta? Ganharei multa?

Resposta: Se o seu status não mudou para enviada para crédito é porque sua restituição não sairá este ano. Quando isto ocorre é porque ficou para lotes residuais do ano que vem, não recebe multa, pelo contrário, seu dinheiro será corrigido para cima de acordo com a SELIC.

Pergunta: Fiz a declaração, consultei hoje, consta como “Situação da Restituição: Enviada para crédito no banco”
Os dados do banco que coloquei na declaração, são da minha conta, no caso somente após a entrega soube que deveria ser conta em titularidade do contribuinte, no caso meu esposo. Como proceder agora?

Resposta: Para informar a nova conta, entre em contato com a Central de Atendimento do Banco do Brasil, nos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes físicos), das 8h00 às 21h00, ou compareça pessoalmente a uma agência do Banco do Brasil.
Veja mais neste link.

Pergunta: Me informaram o seguinte status: Sua declaração encontra se na base de dados. Para consulta situação e ver detalhes da sua declaração consulta o extrato do irpf. Só que agora aparece que a declaração está na base de dados da receita Federal, o que pode ter acontecido, é possível ter caído na malha fina?

Resposta: Entendo que a malha fina se caracteriza quando aparecem pendências na sua declaração. No momento ela está em análise ao que parece. Se for detectada uma pendência ela será informada, caso contrário você voltará para a fila de restituição. Continue consultando semanalmente sua situação.

Pergunta: Consulto a minha restituição desde o mês de setembro e até hoje ao consultar, o status é sempre o mesmo. Processada em fila de restituição. Isso é normal? Desde setembro assim e sem crédito na conta? Ou será que posso ter caído na malha fina?

Resposta: Se o status está “Em fila de restituição” é porque você não caiu na malha fina, caso contrário o status seria “Com pendência”. Sim, é normal ficar meses na fila até ser liberado o crédito. Se a sua não for creditada na próxima semana então só esta aguardar a de dezembro. Quem demora para entregar a declaração acaba ficando para o final do ano.

Pergunta: Consultei minha declaração e encontrava-se com pendências. Resolvi o problema e fiz uma retificadora em 23/05. A situação agora diz em fila de restituição, até agora no 6 lote nao recebi a restituição será que recebo no ultimo lote em dezembro

Resposta: Se a sua situação agora é “Processada – em Fila de Restituição” então é bem provável que você receba no lote de dezembro. O que você precisava fazer já foi feito, agora é aguardar. Mas não deixe de consultar nas próximas semanas, acontece também de surgirem novas pendências. Aí é bom resolver rápido.

Informações extraídas do site parceiro Abacus Liquid

110 comments

  1. Fiz declaração dos anos 2013 a 2017. Já faz 06 dias e não consta no banco de dados. O que pode ter acontecido.

  2. Ola Boa Noite, minha declaracao foi entregue dia 12/04 o 5 Lote Referente a 16/10 informa que restituira declaracoes trasmitidas ate 22/04 Mas quando fui consultar hoje ainda esta em fila de restituicao, estava achando estranho pois a do meu filho 5 dias antes do dia da restituicao ja estava em lancamento futuro no banco e a minha nao apareceu e hoje no dia da restituicao tbm nada, alguma ideia do que pode ter acontecido ?

    1. Olá Marcos!

      Já vi outras pessoas reclamando sobre a liberação da restituição, mesmo tendo a declaração sido enviada antes da data informada no lote (declarações transmitidas até…). Contudo é difícil saber o motivo. Sugiro acompanhar o status e caso não mude entrar em contato com a Receita.

      Abraço!

  3. minha declaração 2016-2015, foi para malha fiscal, agora esta em fila de restituição quando vou receber?

    1. Boa noite Waldir!

      Infelizmente não há como saber de antemão, só mesmo no dia da liberação da consulta ao próximo lote.

      Abraço!

  4. Olá, bom dia. Minha declaração de 2015 caiu na malha fina por inconsistencia nas despesas médicas. Me antecipei e fui à receita e levei todos os comprovantes de pagamento e notas fiscais. Até hoje continuo sem receber. No meu estrato informa que entreguei a documentação mas que ainda está em analise. Marquei um atendimento na receita este ano e o funcionario se limitou a me dizer que tenho que esperar. É normal demorar mais de 2 anos para analisarem? Posso entrar com uma ação na justiça ou na propria receita para finalmente me devolverem o meu dinheiro.

    Abraços!!!

    1. Boa tarde Fabio!

      Já vi relatos de espera superiores a 2 anos, mas cada caso é um caso. Só mesmo a Receita para lhe dar esta resposta.

      Abraço!

    2. Fabio, meu caso é parecido, porem, o IR é de 2014/2013.. apresentei os recibos antecipados em Março 2015 e em Dezembro/2015 fui convocado a comparecer e enviar novamente à receita.ate agora nada. Dizem que o prazo que eles tem é de ate 5 anos.Estou com um outro problema, pois eu tenho que retificar alguns valores de bens e direitos e dividas/onus dessa declaração que esta em malha fina e a do ano anterior, mas como está ainda com essa pendencia, fico sem ação.

  5. Olá

    No ano de 2016 fiz a declaração, no entanto não recebi naquele ano. EM 2017 minha contadora verificou que a empresa na qual trabalhei apresentou documentação divergente do informe que recebi. A retificação foi feita no final de maio de 2017. Recebo a restituição de 2016 ainda em 2017? Quando, no ultimo lote?
    Abs

    Erica B.

    1. Boa noite Erica!

      Infelizmente não é possível saber ao certo em qual lote nossa restituição será liberada. Geralmente quem faz a retificadora acaba caindo no último lote do ano, mas não é uma regra.

      Abraço!

  6. Boa tarde.

    Entreguei minha declaração dia 04/03, consultei e não vou receber neste lote. E no site diz que as declarações recebidas até referida data entrariam. O que pode ter acontecido?

    Obrigada.

      1. Você teria um número de telefone que eu possa entrar em contato para tirar essa dúvida?
        Obrigada

  7. Boa tarde.

    Ontem (06/07/2017) consultei minha declaração e tinham duas pendências relativas à convênio médico.
    Hoje fiz novamente a consulta e aparece: “Processada, em fila de restituição”. Mas não fiz retificação, como pode ter mudado assim?
    E outra dúvida: entreguei minha declaração no dia 04 de março, não era pra ter vindo neste segundo lote?
    Obrigada.

    1. Boa tarde!

      Pode ser que a própria Receita entendeu que sua declaração estava OK. A consulta ao segundo lote será liberada na próxima segunda, se você for receber neste mês seu status será alterado. Consulte depois das 9h e me fala o que aconteceu.

      Bom fds!

  8. Boa noite,

    Transmiti minha declaração no dia 10/03/2017, encontra-se processada /em fila de restituição. Dúvida: No próprio site da receita informa que o segundo lote para receber ficará para quem tem as declarações transmitida até dia 04/03/2017. É possível que seja também liberado no segundo lote para os declarantes de datas posteriores, no meu caso que foi da 10/03?

    1. Boa noite Wesley!

      Provavelmente a sua não entrará neste segundo lote, mas faça a consulta por via das dúvidas. Neste segundo lote contribuintes sem prioridade começam a receber a restituição. A consulta a este lote 2 deverá ser liberada no próximo dia 07/07 (sexta) ou 10/07 (segunda).

      2 lote restituicao 2017

      Abraço!

  9. Bom dia, fiz minha declaração, mas entrei no site da receita e não aparece o ano 2017 em declarações e demonstrativo. O que faço?

  10. Boa noite! Enviei minha declaração logo no inicio do prazo para envio, correu tudo bem e logo minha declaração já tinha mudado o status para ” em fila de restituição”, porém, agora quando fui consultar o lote minha declaração tida retroagido o status para ” em processamento” e pediu para consultar o extrato no cac, consultei o extrato porém não existe nenhuma pendência. O que pode ter acontecido para essa mudança de status? gostaria de tirar uma dúvida também da declaração do meu pai, ela foi entregue no mês de março e ainda está com o status de ” em processamento” sem pendências, o que devemos fazer? Obrigado.

    1. Bom dia pessoal!

      Já vi vários casos de declarações que estavam na fila de processamento retornarem ao status “em processamento”. Infelizmente a Receita não nos informa o motivo, só quando a declaração cai no status “pendência” é que nos são informados os motivos (malha fina). O caso de vocês agora é continuar acompanhando o status. Caso o processamento seja finalizado ela retornará para o status “em fila de restituição” ou “processada”.

      Abraço!

    2. Estou na mesma situação, passei 6 meses com o status “Em fila de restituição” e na semana passada voltou para “em processamento”.

      Como foi o desfecho para vocês? Ja receberam? Demorou muito para retornar ao status “Em fila de restituição?”

      Obrigado,

  11. Boa tarde.
    Antes minha declaração estava em”fila para restituição”. Agora aparece:

    Situação das Declarações IRPF 2017
    Prezado Contribuinte (CPF xxx.xxx.xxx-xx),

    ANDERSON FELIX GASPAR
    Sua declaração está na base de dados da Receita Federal.
    Para consultar a situação e ver detalhes do processamento da sua declaração, utilize o Extrato do IRPF.

    Algo errado?

    1. Boa noite Anderson!

      Você acessou o e-CAC para saber se há alguma pendência na declaração de imposto de tenda?

  12. Boa noite
    Fiz minha declaração original no dia 10/03/2017, e somente em 24/05/2017, que descobri que estava com pendencia, então fiz uma retificadora no mesmo dia 24/05/2017, dois dias depois a declaração foi PARA FILA DE RESTITUIÇÃO, devido ser pessoa com deficiência e ter declarado isso na declaração, quando será que receberei a minha restituição? Será que a Receita leva em conta a minha prioridade de recebimento?
    Aguardo.
    Carlos

    1. Boa tarde Calos!

      Como você tem prioridade, acredito que sua restituição será paga no próximo mês.

      Abraço!

  13. Boa Noite! Entreguei minha declaração corretamente e tenho uma restituição para receber, mas ao consultar o site tem a seguinte mensagem: sua declaração foi processada e não consta saldo a receber ou a pagar.. O que houve com o que eu tenho a restituir?

    1. Boa noite Sandra!

      Só mesmo a Receita poderá lhe dar maiores esclarecimentos. Eu mesmo nunca vi um caso assim. Quando tiver a resposta compartilhe aqui conosco.

      Abraço!

  14. Bom dia ! Enviei minha declaração dia 02/03/2017 e consta a seguinte situação “Em processamento”, tem um prazo máximo para aparecer se a declaração tem pendências ou se está liberada para crédito????
    Desde já agradeço.

    1. Bom dia Junior!

      A Receita não especifica prazo máximo para processamento da declaração de imposto de renda. Deverá aguardar.

      Abraço!

  15. Olá. Minha declaração do exercício 2015 caiu em malha por Possível inconsistência nos valores de imposto de renda retido na fonte. Em janeiro de 2016 solicitei a Antecipação de análise e levei todos os documentos solicitados. Porém, até hoje somente aparece a informação de que: O Requerimento nº foi recepcionado e está em análise. Existe algo que posso fazer? Existe um prazo máximo para que esta análise seja feita? Já se passaram 1 ano e 5 meses e nenhuma resposta.
    Desde já, agradeço.

    1. Bom dia Alarcon!

      Você já fez o necessário. Agora é aguardar a análise da documentação. Mas como já se passou tanto tempo, sugiro entrar em contato novamente com a Receita para checar a situação da declaração e da sua restituição do IR.

      Abraço!

  16. Bom dia, preciso de ajuda, meu IR ainda se encontra em processamento, é normal isso, pq esse ano entrou dois dependente e está demorando siar do processamento, pelo q andei pesquisando o prazo para o sair do processamento do dia 15/05, porém já estamos em no dia 24/05 e nada ainda. Já liguei para o número 146 e eles mando ir para o site.
    Gostaria de saber se tudo isso é normal.

    1. Boa tarde!

      É difícil te dar uma resposta precisa pois cada declaração tem um tratamento específico em função do que foi declarado. Sugiro consultar semanalmente o status para acompanhar o processamento.

      Abraço!

  17. Fiz a declaração do imposto de renda, o statu apresenta que está em processamento, antes estava em fila de restituição, como devo fazer.

    1. Boa tarde Eriosvaldo!

      quando a declaração está nos status “Em Processamento” ou em “Fila de Restituição” não há nada a ser feito, apenas aguardar o novo status.

      Não deixe de assinar o site Abacus Liquid para ficar informado sobre as últimas novidades.
      http://abacusliquid.com/blog/assine

      Abraço!

  18. Olá, fiz minha declaração em 16/03/17, porem até o momento a mesma consta “Em processamento”. Isto é normal memso hoje já sendo 12/05/2017?

    1. Boa tarde Sousa!

      Sim, é normal que a declaração fique “Em processamento” por várias semanas.

      Abraço!

  19. Olá gostaria de saber qual o prazo máximo que a receita pode demorar para analisar as declarações, a última restituição que recebi foi em 2009 ou seja a 7 anos minhas declarações estão em análise, em 2011 estive na receita e um fiscal informou que mesmo eu tendo recebido as restituições de 2008 e 2009 elas estavam sobre suspeita de fraude e por isso as demais declarações estavam bloqueadas, mas até hoje não fui notificado de irregularidades, em 2011 quando estive lá deixei todas as cópias dos documentos das declarações de 2008 e 2009. Por lei o prazo máximo para questionamentos não é de 5 anos? Caso seja o que devo fazer?

    1. Bom dia Valtemir!

      Das pessoas que já postaram dúvidas aqui sobre atraso de restituição a sua foi a mais longa. Não tenho resposta, só mesmo a Receita Federal pode lhe orientar.

      Abraço!

  20. Boa dia, minha declaração do irpf 2017 apresenta o status “EM PROCESSAMENTO”, se encontra na base de dados da receita federal. Hoje já dia 08 de maio de 2017, pode, ainda, vir a apresentar pendências.

  21. Bom dia, meu imposto de renda esta em fila de restituição, envio pelo site de ecac, porem gostaria de retificar a declaração do imposto de renda mais não estou conseguindo acesso para retificar.

    Poderia me ajudar?

  22. Aposentei e recebo da previdência privada da empresa. Meus rendimentos são considerados sujeitos a tributação exclusiva. Consta 13° salário e imposto retido do 13°. Como faço para receber este imposto retido do 13°?

  23. Minha declaração constava na seguinte situação ” processada em fila de restituição” e retornou para a base de dados da receita federal, o que pode ter acontecido?

    1. Bom dia Wellington!

      Impossível saber o motivo, mas é comum que isto ocorra. Pode ter aparecido um motivo de cruzamento adicional que envolve a dua declaração. Mas não há motivo para preocupação, fique apenas atento se vai aparecer alguma pendência.

      Não deixe de assinar o site Abacus Liquid para ficar informado sobre as últimas novidades sobre imposto de renda.

      http://abacusliquid.com/blog/assine

      Abraço!

  24. Bom dia,

    Cai na malha fina porque minha antiga empresa não repassou os devidos valores, fiz a antecipação de análise e levei todos os documentos necessários dia 09/03/2017, no E-cac encontra-se o status em análise do requerimento nº …. Saberiam me informar quando receberei minha restituição caso não haja mais nenhum problema?

    1. Bom dia João Mendes!

      Infelizmente não há com saber quando você receberá a restituição em 2017. Contudo o que você precisava fazer já foi feito, agora é aguardar o processamento dos seus documentos pela Receita Federal.

      Não deixe de assinar o site Abacus Liquid para ficar informado sobre as últimas novidades sobre imposto de renda.

      http://abacusliquid.com/blog/assine

      Abraço!

  25. Boa tarde! Gostaria de fazer outra pergunta: Pode acontecer de encerrar o prazo para envio da declaração e a minha continuar com o status de “em processamento”? Caso positivo, isso pode significar “malha fina”?
    E muito obrigado pela gentileza em ajudar!

    1. Boa noite!

      Este status “em processamento” costuma sim continuar após o prazo final de envio. Isto ocorre pelo motivo dos cruzamentos que a Receita faz. Vamos supor que você lançou uma despesa médica em nome de um médico (CPF e nome) e vamos supor também que este médico não entregou a restituição dele no prazo. Pode então ocorrer que a Receita irá aguardar a declaração do médico para dar sua declaração como OK. Isto é só um exemplo, não estou dizendo que funciona assim de fato por não trabalho na Receita, mas pelo que eu entendo de sistemas é algo que pode ocorrer. Contudo a regra é clara: enquanto sua declaração está com status “em processamento” você não está na malha fina, só se surgir alguma pendência.

      Abraço!

  26. Boa tarde. Enviei minha declaração no 1º dia e ela ainda está como “em processamento” e um colega enviou na segunda semana de março/17 e a declaração dele já aparece “em fila de restituição”. Posso ter caído na malha fina?

    1. Boa noite Lima!

      Não se preocupe, sua declaração ainda está sendo analisada. Não é bom comparar seu caso com outro caso. Seu colega pode ter menos cruzamentos na declaração. E outra, você só estará na malha fina se o seu status for “Em Pendência”. Saiba mais aqui…

      http://abacusliquid.com/irpf/malha-fina/

      Abraço!

  27. Não peguei minha restituicao de 2015 e 2014 ela voltou para a receita federal. Como faco para ela voltar para minha conta

    1. Boa tarde Ana Flavia!

      Decorrido o prazo de um ano para resgate na rede bancária, a restituição é devolvida para a Receita Federal e poderá ser requerida por meio do formulário eletrônico “Pedido de Pagamento de Restituição”, disponível:

      – na página Consulta Restituição e Situação da Declaração IRPF;

      – no Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC), serviço Restituição e Compensação, item Restituição do Imposto de Renda Pessoa Física – IRPF, opção Extrato do Processamento da DIRPF.

      Na impossibilidade de utilização do formulário eletrônico, o pedido poderá ser apresentado por meio do Formulário Pedido de Restituição ou Ressarcimento.

      Para consultar o “Pedido de Pagamento de Restituição” e verificar se ele encontra-se em um dos lotes de restituição do IRPF já liberado, o contribuinte deverá acessar a página “Consulta Restituições IRPF“.

      Abraço!

  28. Bom dia! Enviei minha declaração no dia 12/03/17, mas até agora permanece com o status “em processamento”. Favor info se há um tempo médio para esse status mude para “processada – em fila de restituição”?

    1. Bom dia!

      Não tenho conhecimento de tempo médio. Cada declaração tem uma particularidade. Também entendo que os processamentos de fato só começam após todo mundo ter entregue já que muitos cruzamentos entre declarações precisam ser realizados. Mas como você entregou bem cedo, se tudo estiver OK e se você não for do grupo de prioridade provavelmente receberá no segundo lote.

      Abraço!

  29. Boa noite,

    Não estava conseguindo instalar o programa da receita e enviei uma mensagem para o sac.
    Depois disso consegui instalar o programa e fazer a declaração, porém recebi uma mensagem por email que a minha declaração caiu na malha fina.

    Esta é a frase
    foi transmitida em 20.03.17 e
    está retida em malha fiscal.

    O contribuinte ao consultar a declaração está com pendências.

    Sugerimos que não a retifique até a liberação das pendências( permitidas)
    estejam disponíveis no extrato.

    Quando acesso o sistema para consultar o extrato não consta nada de pendência, está em processamento.

    Dúvida:
    Quando a declaração cai na malha fina, e possível fazer uma retificação? Ou não é possível e vou ser chamada na receita para prestar informações?

    Em que momento consigo ver quais são as pendências que estão assinalando?

    Essas pendências só aparecem quando acaba o prazo de entrega?

    1. Bom dia Eliane!

      Você tem certeza que este email foi enviado pela Receita? Qual é o remetente? Não tenho conhecimento de que a Receita envia email informando situação de malha fina, pode até ser que começou a enviar, mas não é do meu conhecimento. De qualquer forma, o procedimento para consulta da malha fina é um só, veja este tutorial…

      http://abacusliquid.com/irpf/malha-fina/

      Correto, quando você cai em malha fina deverá verificar qual foi a pendência e tratá-la. Geralmente uma pendência irá exigir uma retificação que poderá ser realizada por você. Ou talvez a pendência seja apenas uma pagamento que não foi feito ou um lançamento errado de uma terceira parte.

      Entendo que a Receita só começa a analisar as declarações de fato após o último dia de prazo de entrega, mas sugiro consultar novamente no início do mês que vem e no início de maior. Eu geralmente faço assim, consulto todo início de mês. E se você tiver restituição a receber é bom consultar também no dia da liberação do lote.

      Veja abaixo o comunicado da Receita sobre email falso…

      email falso Receita Federal

      A Receita Federal alerta os contribuintes para tentativas de fraude eletrônica envolvendo o nome da instituição. Em época de Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física, aumentam as tentativas de aplicação de golpes via e-mail.

      Quadrilhas especializadas em crimes pela Internet transmitem mensagens eletrônicas que servem como meio para os criminosos obterem ilegalmente informações fiscais, bancárias e cadastrais do contribuinte. Ao clicarem em links ou baixarem anexos, os usuários têm seus computadores infectados por vírus e programas que permitem esse acesso ilegal aos dados.

      Em uma das modalidades de golpe, a pessoa recebe um e-mail dizendo que a Receita Federal analisou todas as declarações do Imposto de Renda 2012/2013 e encontrou inadimplência no CPF do usuário. O usuário deveria então clicar em um link para o seu demonstrativo dos números apresentados e das declarações divergentes. Outras mensagens fraudulentas indicam a disponibilização para download do programa da declaração do Imposto de Renda, a necessidade de envio de uma declaração retificadora ou a existência de valores residuais de restituições do Imposto de Renda a serem recebidos pelo destinatário.

      A Receita esclarece que não manda mensagens via e-mail sem a autorização do contribuinte, nem autoriza terceiros a fazê-lo em seu nome. A única forma de comunicação eletrônica com o contribuinte é por meio do Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC), localizado em sua página na Internet.

      A orientação ao internauta que se deparar com esse tipo de mensagem é não responder, não abrir arquivos anexados, nem acionar links para endereços da Internet, excluindo imediatamente o e-mail.

      Para esclarecimento de dúvidas ou informações adicionais, os contribuintes podem procurar as unidades da Receita, acessar a página na internet ou entrar em contato com o Receitafone (146).

  30. Bom dia! Em 2016 meu marido não recebeu a restituição (ano calendário 2015) devida pois no ano anterior ele teve que pagar DARF ao invés de receber restituição, e não pagamos, então ele ficou em pendência. Acertamos o pagamento agora na primeira semana de março de 2017 e o status consta como “em fila de restituição” há alguns dias. Nesses casos de pendências, depois de acertado tudo eles demoram muito para creditar o pagamento? Será que esse pagamento só entrará em algum lote mais pro final do ano, ou nessas exceções os pagamentos não são de acordo com os lotes? Muito obrigada desde já, espero ter explicado bem, pois não entendo praticamente nada disso.

    1. Bom dia Mariana!

      O importante é que agora não existem mais pendências pois o status já mudou para “processada em fila de restituição”. Porém não é possível saber em qual lote a restituição sairá. O que você tem a fazer é ficar consultando em toda liberação para saber se o status mudou para “Enviada para crédito no banco”.

      Abraço!

  31. Bom dia

    Minha declaração caiu na malha, fiz o pedido de antecipação de analise, após a analise, se estiver tudo ok. Quanto tempo demora para restituir?

    Obrigada!

  32. Boa tarde,

    Fiz declaração ajuste 15/14, deu malha fina, fiz retificadora em 13/09/15 retirando parte das deduções médicas, glosaram tudo, fiz impugnação via processo em maio/16. O processo está parado desde dez/16 mas o status no e-CAC é o abaixo:

    Ajuste Anual * 13/09/2015 13:18 * Retificadora * Completo * Em Fila de Restituição.

    Será foram aceitos os meus argumentos e “em fila de restituição” é garantia de recebimento, ainda que demore?

    Grato
    Luiz Leite

    1. Boa tarde!

      Acredito que foi aceito, pois este status “Em Fila de Restituição” é apresentado quando não há pendências. Espero que seja o caso.

      Boa sorte!

  33. ola costaria de saber porque,quando tento gerar o godigo de acesso me pede o numero dos recibos de 2015 e 2016 so que nos recibo sao 12 numeros e na pagina so consigo por 10.coma fazer?

  34. Boa noite. Gostaria de saber quando vou receber a restituição, porque já passou o 1º e 2º lote residual e até agora nada de restituição, tem alguma data definida para tal recebimento, foi enviada a retificadora dia 23/01/2017. Sem mais até o momento, agradeço a compreensão.

    1. Boa noite!
      Após entrega da declaração retificada você precisa consultar mensalmente seu status no site da Receita. Não há como saber em qual lote residual 2017 suas restituição sairá, a não ser no dia da consulta caso seu status mude para “Enviada para crédito no banco”.
      Abraço!

  35. MEU STATUS DIZ;PROCESSADA E EM FILA DE RESTITUIÇÃO O QUE SIGNIFICA? POSSO RECEBER NO DIA 15/02 AINDA?

  36. Meu status ainda aparece na base de dados…isso quer dizer que ainda estão analisando e/ou processando correto? Sendo assim, qual a previsão maxima para o recebimento? Pois já estamos em Fevereiro do ano seguinte e até agora nada. É possível se estender isso até quando?

    Obrigado!!!

    1. Boa tarde Alan!
      Se a sua situação é “Em Processamento” então é porque estão analisando suas informações ou mesmo das suas fontes pagadoras. Não há como ter previsão, se você ver o calendário de restituição notará que tem restituição de 5 anos atrás sendo liberada só agora. Mas cada caso é um caso.
      Abraço!

      1. Ou seja, preciso acompanhar mensalmente para ver se será creditado ao 15 dia dentada mês e isso?

  37. A minha declaração ainda mostra status “em processamento”.

    Cuando entro al site “http://www.receita.fazenda.gov.br/aplicacoes/atrjo/consrest/atual.app/paginas/mobile/restituicao” mostra que “Sua declaração está na base de dados da Receita Federal”: entendo isto quer disser que nao “caiu na malha fina” (gentileza confirmar)

    Finalmente, poderia me indicar como consigo saber se irei recber o valor da mesma ate 15/02 (data limite do 2º Lote Residual)

    1. Bom dia!
      Você estará na malha fina quando o status da declaração for “Com Pendência”. Se estiver “Em Processamento” significa que seus dados estão sendo analisados.
      Não há como saber de ante-mãe em qual lote sairá, só mesmo no dia da consulta.
      Abraço!

  38. Ola bom dia,meu nome e ferreira sou paciente renal transplantado necessito tomar varios remedios todos os dias estou com a declaração do ano 2015 corrigida pois estava na malha fina e ate agora ao consultar a mesma se encontra na base de dados da receita federal gostaria de saber se na minha situação de saude tenho direito a PRIORIDADE para liberação do inposto ???

    1. Bom dia Evaristo!
      Não sei lhe responder esta dúvida. Já entrou em contato com a Receita para perguntar?
      Abraço!

  39. Gostaria de saber se o lote residual de janeiro ja foi pago. No site da receita so aparece o link para consulta da restituição.

  40. Bom dia, tive que fazer uma retificadora do meu Imposto de Renda, no dia 16/12, e agora aparece em fila para restituição, tem algum calendário que eu possa consultar datas? E será que recebo este ano ainda?

  41. Boa Noite ! Duas situações me deixaram na dúvida ! Em 2015 minha esposa fez a declaração dela ( referente a 2014 ) e como tinha cancelado a conta que ela tinha no citibank ! Ela deu os dados da minha conta do banco do brasil ! Depois ficamos sabemos que não podia creditar na minha conta a restituição da declaração dela ! Será que se ela passar a nova conta poupança dela do banco bradesco ! Nós conseguiremos reaver essa restituição mesmo tendo passado dois anos ?
    E a segunda pergunta é em relação a minha declaração atual ! Tive que fazer uma retificação imprevista após detectar uma pendência ! E fiz essa retificação agora em janeiro de 2017 ! Meu status diz que já foi processada e estou na fila de restituição ! Será que consigo receber agora em janeiro ainda ?

    1. Bom dia!
      Sobre a primeira questão, você já entrou em contato com o BB por telefone para obter maiores esclarecimentos? Só eles mesmo para tirarem esta dúvida.
      Sobre a segunda questão, para receber amanhã sua situação na Receita deve ser “Enviada para crédito no banco”.
      Abraço!

  42. minha declaração esta em fila de restituição estou doente e precisando muito deste dinheiro sera que consigo receber no lote do dia 16/01/2017?

    1. Bom dia!
      Para receber amanhã sua situação na Receita deve ser “Enviada para crédito no banco”.
      Abraço!

  43. Entrei agora para ver sobre a restituição e diz que está na base de dados da receita Federal, será que recebi esse ano ainda?

    1. Boa noite Prisciane!
      Torço para que receba, mas não há como saber em qual lote sairá de antemão. Só mesmo no dia da consulta.
      Abraço!

  44. Minha declaração ainda se encontra na base de dados da Receita Federal, porém ao entrar no portal e-CAC, constatei que está tudo correto. O que devo fazer?

  45. Meu imposto estava em fila de restituição não recebi ate agora hoje fui ver novamente e aparece que que não consta mais na receita federal o que eu faço

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.