O pão de queijo é uma iguaria oriunda de Minas Gerais, muito difundida em todo o Brasil. Embora não haja registro de local e época exata de sua criação, há consenso de que tenha se originado em Minas Gerais em meados do Século XVIII. As cozinheiras das fazendas utilizavam em suas receitas de pães a farinha de mandioca (mais tarde conhecida como polvilho) no lugar da farinha de trigo (de baixa qualidade e imprópria para o consumo) que era trazida pelos portugueses.
Ingredientes para fazer pão de queijo caseiro na Air fryer
- Ingredientes: 2 xíc de polvilho (usei o azedo) pode ser doce também.
- 1 cx de creme de leite (200 mls)
- 1 xíc de queijo mussarela ralada. Pode ser outro queijo que derreta.
- 1 cl café de sal
* medida da xícara: 200ml
Modo de preparo do pão de queijo caseiro na Air fryer
- Coloque o polvilho em um refratário;
- Esquentar o creme de leite e então escaldar o polvilho;
- Acrescentar o queijo ralado;
- Colocar sal se necessário, porque dependendo do queijo pode conter muito sal;
- Misture tudo muito bem até a massa ficar homogênea;
- Faça as bolinhas com a massa untando as mãos com óleo e coloque diretamente na sua air fryer.
- Assar por 15 minutos a 180 graus.
Dicas importantes do pão de queijo caseiro na Air fryer
Uma dica importante é escaldar o polvilho. Escaldar é jogar líquido quente (o leite, a água e a gordura, que pode ser óleo ou também manteiga) sobre a fécula, no caso dessa receita, o creme de leite substitui o óleo, água e leite, pois contém tudo isso em sua composição. Escaldar o polvilho serve pra fazer com que o amido gelatinifique, ou seja, que ele desenvolva essa característica esponjosa com bolhas grandes do miolo.
Um dos motivos que podem fazer seu pão de queijo ficar duro e seco é a falta de leite ou creme de leite na massa. Algumas pessoas falam por aí que dá para fazer o pão de queijo sem o leite e realmente dá, mas você deve saber que se esse pão de queijo não consumido logo, ele vai secar e endurecer em poucas horas.
Para o pão de queijo não sair murcho do forno, o ideal é não deixar a massa muito liquida, porque o excesso de ingredientes líquidos (água, leite, óleo ou ovos) contribui para isso.
Com relação ao tipo de polvilho, tanto o doce quanto o azedo podem ser usados na receita pois ambos são fabricados a partir da decantação da mandioca, no entanto, o polvilho doce passa apenas pelos processos de secagem e moagem, enquanto o polvilho azedo passa por um processo de fermentação antes de ser moído, e então resultará em um sabor mais ácido e intenso.
Além desse delicioso pão de queijo caseiro, que tal conhecer também receitas saudáveis que não levam nem açúcar nem glúten? Uma dica que damos é o e_book 500 Receitas com Zero Açúcar e Zero Glúten, receitas deliciosas pra você não ter que se privar de nada, e comer os mais diferentes e deliciosos tipos de comida!
O mercado de festa está aquecido, então não perca mais tempo e aumente o seu faturamento com o curso Bolos de Festa Especial Chocolate – Isis Alvarez. São 8 módulos de aulas gravadas que você pode assistir quando quiser durante dois anos e vários bônus inclusos no curso e todas as atualizações.
Se inscreva no canal: https://youtube.com/@minasrioreceitas