blogs de maternidade
Melhores

100 Blogs de Mamãe e Papai para Você Conhecer

Os dramas e angústias tanto maternas quanto paternas na primeira gravidez bem como as preocupações com a chegada dos pequenos na família não mudam, porém o local onde as mães e pais agora buscam ajuda, dicas e outras informações sobre filhos é outro. Com a tecnologia de blogs e mais recentemente as ferramentas de mídias sociais como Facebook, Twitter, Instagram e Youtube as informações sobre maternidade estão agora na ponta do mouse.

Mães e pais modernos compartilham nas redes sociais suas experiências e dúvidas na criação dos filhos. Nos últimos anos o número de blogs, páginas de Facebook, Twitter e Instagram de maternidade vem aumentando, já faz parte da rotina das treinantes, gestantes, mamães e papais buscar na internet informações sobre os desafios da gravidez e da criação dos filhos. Como as dúvidas são intermináveis, nada melhor do que aprender sobre esse assunto com outras pessoas que já passaram pelas mesmas angústias e experiências.

Com uma pesquisa rápida você encontrará diversos artigos sobre fraldas, cólicas, amamentação, enxoval, dentre outros assuntos. Uma vantagem da pesquisa via internet é encontrar mais de uma versão para uma mesma questão pois é um espaço democrático onde todos podem transmitir informações. Neste contexto os blogs de maternidade cumprem bem sua função: desmistificando muitos dilemas e encorajando famílias. Ninguém melhor que as próprias mães e pais para compartilhar seus dramas e emoções da vida familiar.

Quando uma mamãe blogueira ou um papai blogueiro (sim, eles existem, nesta listagem encontramos dois) publicam um desabafo, um relato de parto, uma dúvida de amamentação, de desmame, desfralde, estão de certa forma ajudando e dialogando com milhares de mães e pais que estão em busca de informações e dicas sobre maternidade e paternidade. E desta forma muitos vão encontrando seus próprios caminhos nesta difícil tarefa que é a criação e educação de filhos. Difícil mas instigante, emocionante e gratificante preciso dizer como pai.

Porém, aflições surgem a todo instante. Seja uma cólica insistente sem causa aparente ou um desfralde que demora meses, na maternidade existem tantas dúvidas a serem esclarecidas que encontrar sites e blogs com ótimos artigos nos ajudam a nos sentirmos acalentados diante de tantas angústias. Afinal de contas ter filhos não é um conto de fadas pois os filhos ficam doentes, fazem birras, se machucam, podem ter distúrbios de sono, etc, isso é a verdadeira maternidade: um aprendizado diário.

Dica de Leitura do Autor – saiba quanto custa gerar e criar um filho: Gastos de um Casal com um Filho

Mas a vida das mamães e papais não é apenas de angústias e preocupações e falando assim quem ainda não teve seu pequeno pode até se intimidar. Pelo contrário, ter um filho é sinônimo de alegrias e descobertas diárias. Só quem é mamãe e papai sabe o que significa, a grandeza que nos trás. Muitos estudiosos, psicólogos, pensadores tem se debruçado sobre a questão dos filhos. Uma vez perguntaram a um filósofo por que as pessoas têm filhos, ele não soube responder pois não tinha filhos, porém uma mãe tinha a resposta:

Ter um filho é a melhor forma de se perceber o quão imenso e infinito pode ser o seu amor para com outro ser.

E é para ajudar as mães e pais que criamos este artigo onde iremos apresentar alguns dos melhores blogs de maternidade da internet. Aproveitaremos para mapear a blogosfera materna através de um estudo de inter-relacionamento de rede. Esperamos que este post seja útil para você, e, sugestões e críticas também são bem vindas. Utilize a área de comentários para nos ajudar a melhorar as informações. Sabemos que bons blogs podem ter ficado de fora da lista, mas o espaço está aberto a inclusões.



Blogosfera Materna

Utilizando algumas técnicas estatísticas e uma ferramenta de mapeamento traçamos o mapa atual dos blogs de maternidade do Brasil. Para realizar este estudo foi utilizada a ferramenta IssueCrawler desenvolvida pelo Digital Methods Initiative, um grupo de pesquisa da Universidade de Amsterdam.

O DMI é responsável por muito do que há de melhor em pensamento e atuação sobre métodos digitais de pesquisa no mundo atualmente. A IssueCrawler é uma das principais ferramentas desenvolvidas pelo grupo, permitindo mapear redes de sites listados pelo usuário com a técnica de snowballing.

Análise de Redes Sociais

Redes sociais são estruturas construídas quando os indivíduos interagem, seja no mundo real ou no mundo virtual. Antes de apresentar os resultados obtidos no estudo, é necessário situar o leitor em relação a alguns conceitos de análise de redes sociais. Para compreender como as interações entre os atores de uma rede ocorrem, os seguintes critérios são estabelecidos:

Densidade: É uma medida que indica coesão (conectividade) entre os atores da rede, medindo a proporção entre as relações atuais da rede e as possíveis, ou seja, avalia o número máximo de relações possíveis entre os atores.

Centralidade: Possibilita conhecer os atores centrais da rede, responsáveis por dar dinamismo à mesma, principalmente no que se refere à circulação da informação.

Clique: Avalia a intensidade das relações na rede, ou seja, o quanto os atores estão íntima e intensamente ligados um ao outro, em relação aos demais membros da rede. Quanto maior o número de cliques em uma rede, mais intensas são as relações existentes entre os grupos de atores. (Não avaliado neste estudo)

Mapeamento da Rede de Blogs de Maternidade

Logo abaixo é apresentado o mapeamento da blogosfera materna gerado pelo software IssueCrawler. Neste esquema, os círculos representam os blogs e as setas representam os relacionamentos de rede.

blogosfera de maternidade

Mapeamento da Blogosfera Materna

Para entender melhor este mapeamento, algumas considerações devem ser realizadas:

1 – O tamanho do círculo está diretamente relacionado ao número de referências que o blog recebe na rede. Quanto maior o círculo mais referenciado é o blog correspondente pelos seus pares. Referência aqui significa hyperlink de um blog para o outro.

2 – A localização do círculo no esquema está diretamente relacionada ao posicionamento do blog em relação aos seus pares. Quanto mais central mais referenciado pelos blogs mais populares.

3 – A cor do círculo está relacionada com o tipo de domínio. A cor verde do círculo representa um blog em domínio “.com.br”, a cor vermelho representa um blog em domínio “.com” e a cor verde escuro representa um blog em domínio “.org”

Blogs de Maternidade

Realizamos uma busca na internet para as palavras-chave “blogs de maternidade” e Identificamos inicialmente um total de 73 blogs. Através de indicações de leitores na primeira semana de publicação deste artigo expandimos a lista para 100 blogs. Acreditamos que muitos outros excelente blogs ainda estão de fora desta lista, por isto, se você conhecer algum blog de maternidade interessante pode colocar o link na área de comentários.

Blogs de Maternidade Indicados Pelos Leitores

blogs de maes

A Casa do Pedrino – Mônica Rentroia: Aqui nessa CASA você vai acompanhar as novidades do mundo materno,  a mãe atual e a mulher que se esconde atrás dela, e claro,  o desenvolvimento do Pedrinho: o seu crescimento, as descobertas, os medos, as alegrias, a educação, a saúde, tudo que for passando em cada fase dele. Ele nasceu em 2011, e fuçando no blog você vai encontrar informações desde quando ele estava em minha barriga ? que poderão ajudar quem ainda não passou por alguma destas fases, ou quem está passando, poderá dividir com a gente as informações!

A Mãe Leoa: Sou Elaine Alberico…arquiteta, designer de interiores, 3 dogs e mãe do Daniel de 1 ano e meio, meu leãozinho, meu grande amor…leonina nata e mãe leoa por opção! Creio que toda mãe seja leoa também e defenda a sua cria com toda força superior, ou talvez não, ainda não sei! Mas mãe é mãe, se não é leoa, já se tornou em algum momento para proteger seu filho. Espero neste blog compartilhar momentos maternos em que falta-nos o ar e a mãe singela vira fera!!! Vamos juntos?

Amamentar É – Chris Nicklas: Para conseguirmos amamentar nossos filhos precisamos saber quem somos e entender o tempo em que vivemos. Que tal irmos um pouco além do comum no debate sobre o aleitamento materno! Quantas mulheres você já conheceu que quiseram muito dar o peito e simplesmente não conseguiram? Este é o Amamentar é… ! Um espaço de reflexão e diálogo onde você encontrará tudo o que precisa saber sobre essa mágica e desafiadora fase da sua vida ao lado de seu neném.

Campinas com Crianças: O CCC nasceu como um grupo no Facebook em 2012, criado com o intuito de compartilhar informações e dividir dicas e sugestões entre pais de Campinas e região. Ele cresceu e conta hoje com 16 mil pais ativos numa troca constante de informações sobre o universo infantil. Com o blog do CCC concluímos assim a divulgação de posts e colunas de mães e profissionais da área da saúde, locais com espaço Kids, parques, praças, bibliotecas, shows infantis, piqueniques mensais, encontros, e o destaque exclusivo para a agenda semanal com a programação infantil, tudo isso e muito mais para você curtir os melhores momentos ao lado dos seus filhos.

Drops de Mãe – Thais: Oiê! Eu sou a Thais, blogueira de moda e profissional de MKT que foi totalmente transformada depois de março de 2013, data em que me tornei mãe e me vi encantada pelo mundo da maternidade. Aqui, compartilho minhas experiências – algumas deram certo, outras não! Algumas são alegres, outra não! Mas é tudo do fundo do coração!

Estação Materna:  Sou a Liri muito prazer! Uma ruivíssima natural, mãe da Lorena de 02 anos, que herdou toda a minha ruivice e do Luka de 09 anos (este por sua vez herdou a morenice do pai rs) . Sou jornalista, professora de teatro, feminista, amante de todas as artes e da educação. Totalmente contaminada pelo universo materno e apaixonada por tudo o que se relaciona com o desenvolvimento humano.

Lagarta Vira Pupa: Meu nome é Andréa, sou jornalista, escritora e tenho um filho lindo: o Theo. Theo é grandão, esperto, inteligente, carinhoso, beijoqueiro… e autista. Pensando na difícil fase pós diagnóstico, decidi fazer este blog para dar suporte, construir pontes, derrubar mitos, e mostrar todos os ricos aprendizados dessa caminhada cheia de desafios, e muito, muito amor.

Look Bebê – Ana Lu Masi: Blog sobre gravidez, maternidade e família.

Mãe do Ano – Mariana Carneiro: Meu filho despertou em mim todo o instinto materno que eu nem sabia que existia, até porque, nunca tive muito jeito com crianças e com bebês, então, menos ainda. Segundo minha mãe, eu estou sendo uma grande revelação como mãe (ela diz isso toda orgulhosa por ai). Mas, claro, precisei de muita ajuda, por isso, a pesquisa foi fundamental, tanto em conversas com amigas que estavam na mesma situação que eu, quanto em livros, sites, blogs e etc. Sendo assim, achei que poderia ajudar outras mamães (e papais, titias, madrinhas e etc), principalmente, aqui da minha cidade – João Pessoa – e trazer dicas que pudessem auxiliar nos cuidados com saúde, bem-estar, educação, bem como, moda, beleza e assim por diante. Hoje, o Mãe do Ano é muito mais que um blog, é uma empresa que trabalha com produtos e serviços voltados para mães/pais e filhos.

Mães Brasileiras – Flavia Miranda: Sou blogueira desde desde 2010, quando criei o Bicho Mãe, coincidindo com a gestação de meu 3° filho, Arthur, hoje com 4 anos. Sou ainda mãe de adolescentes: Natália Brida, 19 e Gustavo, 17. O ano de 2012 marcou o nascimento de “Mães Brasileiras”, culminando com o 1° Encontro Materno, que reuniu 20 mães, 25 crianças e 3 papais, muito bate papo, informações sobre produtos e serviços voltados para crianças e mamães, brincadeiras, sorteios e bastante descontração, mostrando a importância desse espaço que tem a missão de informar, de maneira leve e descontraída, comprometido com a qualidade. Desde então, a família “Mães Brasileiras” só aumentou, não apenas por sua popularidade – Hoje atingindo mais de 200 mil acessos mensais em nossa página – mas também por conta de toda a credibilidade construída ao longo desses anos. No início de 2015 houve a fusão entre Bicho Mãe e Mães Brasileiras, e o até então blog, ganhou status de Portal!



Mamãe Atrapalhada – ALine Mendes: Blog sobre as dificuldades e os prazeres de uma mãe bem atrapalhada.

Mamãe em Choque: Juliana Ogata. 25 anos. Bacharel em Direito. Mãe da Manu. Descobrindo, na marra, que de repente a vida pode te virar do avesso e você descobrir que o avesso é o seu lado certo.

Mamafante – Maria Valdirene: O Blog Mamafante nasceu do desejo de compartilhar informações do mundo materno.Nascemos primeiro no Instagram (@mamafante) e já temos muitos seguidores!  E agora no Blog. Falaremos sobre gravidez, filhos, casa, moda, beleza etc, papo de mulher mesmo, maternidade sem frescura! Contarei minhas histórias e experiências como mãe e também quero saber das suas, vamos trocar muitas ideias! Sou mãe de dois filhos lindos (uma menina e um menino) em idades diferentes (adolescente e pré-adolescente), sou advogada, mas também gosto de ser dona de casa.

MaterniArte: Adriana – Mãe do Theo (5 anos) Professora de arte formada pela faculdade de Belas Artes de São Paulo com pós graduação em História da Arte pela FAAP. Trabalhou por 10 anos em navios de cruzeiros e morou na Espanha. Atualmente leciona e escreve. Thais Flaitt Giannoccaro, MA – Professora de Arte e Teatro formada pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo e Mestre em Teatro pela Universidade do Nebraska, EUA. Atualmente mora na Filadélfia onde e’ diretora teatral, tradutora e escritora.

Meu Mundo Materno – Genis Borges: Morando em um apartamento com um filho de 2 anos, me vi na total necessidade de criar e recriar situações para o nosso dia a dia não se concentrar apenas em vídeos na TV e foi a partir de nossas invencionices, que criei o blog Reciclando com a Mamãe, com muitas reciclagens, brincadeiras, histórias, comidas divertidas, jogos, dicas para o dia a dia e muito aprendizado. Com a necessidade de falar mais sobre a maternidade, mudei o nome do blog para Meu Mundo Materno, este espaço onde eu conto sobre a maternidade real. Meu nome é Genislene, tenho 39 anos, sou mãe e professora. Adoro conversar, sorvete e chocolate. Sou a caçula de 6 irmãos e tenho como base de tudo a minha família. Sou casada há mais de 15 anos e sou mãe de José Marcos de 7 anos. É ele que me fez descobrir a maravilha que é o Mundo Materno. Seja muito bem vinda e compartilhe também o seu mundo materno por aqui.

Na Pracinha: Somos Flávia Pellegrini e Miriam Barreto, mães e idealizadoras do Na pracinha, um movimento que incentiva o tempo livre para o brincar na infância. Defendemos a necessidade de se dar tempo e espaço para a criança brincar, e promovemos o resgate da relação família/cidade com a ocupação dos espaços públicos, por intermédio de encontros e piqueniques brincantes. O brincar é essencial para a gente. O brincar livre, que inclua elementos não estruturados, respeite a espontaneidade da criança, próximo à natureza e em todo lugar – na praça, no parque, no museu, em casa, na escola. Através do brincar a criança se expressa, aprende, convive, experimenta, percebe o mundo, se desenvolve cognitiva, afetiva e socialmente. O brincar promove a felicidade na criança e em sua família. Para incentivar o brincar ao ar livre e próximo à natureza, promovemos eventos pelas praças da cidade: Encontros Na pracinha, Feira de Trocas de Brinquedos, Estações Sensoriais e Piqueniques Literários e Musicais. Eventos para curtirem Belo Horizonte brincando ao ar livre, promovendo memórias afetivas e resgatando o sentimento de pertencimento em toda a família.

Pitadinhas Maternas – Melissa e Beatriz: Aqui compartilho as minhas pitadinhas de mãe para temperar a sua maternagem.

Roteiro Baby: O blog Roteiro Baby foi lançado em 2010, durante a licença maternidade de uma mãe que compilava a programação infantil de Brasília para si e descobriu que suas dicas poderiam ser úteis para mais famílias retomarem a vida social sem privar os filhos de conforto e segurança. À medida que o interesse das leitoras pelo conteúdo foi crescendo, o Roteiro Baby teve seu conteúdo ampliado. Em julho de 2012, este site passou a ser escrito por duas mães: Iza Garcia (fundadora), mãe da Bruna (nascida em 11/10/2010); e Mariane Oliveira, mãe da Júlia (nascida em 13/05/2011).

Trimãe – Camila: Sendo mãe de três.

Trocando Fraldas – Patrícia Rodrigues Amorim / Rosane Gonzalez Santos / Marilia Mesquita: O Trocando Fraldas é um portal informativo para tentantes, gestantes e mães a busca de orientações, dicas e conselhos criado por Patricia Amorim. Ele proporciona informações objetivas e mostra soluções e caminhos a partir de exemplos e relatos de mulheres que passaram por situações semelhantes.

Uai, Mãe: O Uai, Mãe nasceu do desejo de compartilhar tudo o que aprendemos com a maternidade e mostrar que assim como tantas outras mulheres temos medo, culpa e sim, estamos em constante aprendizado. Paralelo a tudo isso, queremos provar que a maternidade pode ser divertida, leve e feliz. Não apenas uma renúncia constante dos nossos desejos, vontade e de quem somos, mas um complemento de tudo isso. Somos mulheres, profissionais, somos esposas e filhas, somos mães! A maternidade nos completa e nos torna melhores, sendo exatamente isso que queremos passar: como sermos melhores a cada dia! Seja muito bem vinda!

Blogs de Maternidade do Estudo Inicial

4 Mães

4 maes

Com o nascimento de uma criança nasce também uma mãe. Surgem dúvidas, emoções, angústias e momentos de plena felicidade que merecem ser compartilhados. Assim nasceu o For Mães. Uma ideia despretensiosa, que surgiu durante um banho e que, em pouco tempo, cresceu comprovando que podemos fazer a diferença. Cristiana Taylor, advogada, 32 anos, mãe do Luis Felipe que chegou em fevereiro de 2011, e da Duda, que chegou em julho de 2013 criou o grupo com a intenção de unir as amigas que estavam passando por este momento maravilhoso que é a maternidade e suas descobertas. Com sua amiga Renata Costa, fisioterapeuta, 33 anos, mãe do Miguel que chegou em dezembro de 2010, resolveram acreditar nesta empreitada e profissionalizar o grupo trazendo benefícios coletivos para as mães que, com muito entusiasmo e companheirismo, se ajudam diariamente dividindo seus conhecimentos, dificuldades, e o principal: muito amor!!!

A Mãe Coruja

mae coruja

A Mãe Coruja – Débora Nunes: 31 anos, mãe da Clara, do Caio e agora grávida da Olívia! Entusiasta da maternidade real acredita que toda mãe deve se dedicar aos seus filhos sem deixar seus demais papéis (mulher, profissional, esposa, amiga, filha…) de lado.

Agora Sou Mãe

agora sou mae

Agora Sou Mãe – Bia Mendes: Sou mãe do petisco de gente mais amado do pedaço! Não vou descrevê-lo porque mãe é sempre suspeita, ele é lindo, cheiroso, maravilhoso, querido, engraçadinho, fofura…

Aprendizados de Mãe

aprendizados de mae

O Aprendizados de Mãe surgiu num momento muito especial da minha vida. O nascimento do meu filho me deu a oportunidade de viver experiências novas e encantadoras. Comecei a escrever sobre isso e aos poucos descobri um grande prazer em dividir conhecimento com amigas e leitoras. Ganhei seguidoras, isso também foi uma experiência emocionante, e o blog, que estava só engatinhando, começou a dar seus passinhos.

As Delícias do Dudu

delicias do dudu

As Delícias do Dudu: Thais Ventura é amante da gastronomia, Chefe de cozinha formada pela Escola Superior de Gastronomia – UCAM, especializada em alimentação infantil saudável, apaixonada pela arte de cozinhar. É mamãe de Dudu para quem coloca em prática toda essa paixão.

Baby Dicas

baby dicas

Baby Dicas: Sou Bárbara Sarkis, mãe de três meninos lindos, Eduardo, Arthur e Pedro. Formada em Direito, pós-graduada em Direito Tributário e editora do Baby Dicas.

Bagagem de Mãe

bagagem de mae

Bagagem de Mãe – Loreta Berezutchi: geminiana, paulistana, estudou marketing, história e publicidade. Apaixonada por informação, internet, livros, cinema, viagens, Doritos com cheddar e Bubaloo de melancia. Mãe em tempo integral do Pedro e da Catarina, os maiores amores de sua vida. Por aqui compartilha a maternidade real com suas alegrias e perrengues, muitas dicas de viagens, passeios, cinema e comportamento. Sejam muito bem vindos! 🙂

Balão Mágico da Ivis

balao magico

O Balão Mágico da Ivis é um blog onde a mamãe e o papai do Vinícius relataram cada etapa da gravidez. O Vinícius foi muito esperado e planejado pois a mamãe Ivis não podia engravidar de forma natural por causa de uma doença chamada Endometriose. Foi necessário fazer um procedimento chamado fertilização in vitro para a mamãe engravidar.

Baú de Menino

bau de menino

Baú de Menino: Camila Bastos Pagamisse, jundiaiense, esposa, dona de casa, formada em Comunicação Social, publicitária por opção e mãe por vocação. Mamãe do Gabriel de 12 anos e do Daniel de 5 anos, que me fazem descobrir a magia e a loucura da maternidade.

Bossa Mãe

bossa mae

Bossa Mãe – Gabriela Miranda: Formada em jornalismo e se especializando em maternidade. Nesse blog, além de registrar o desenvolvimento dos meus filhos Benjamin (4 anos) e Baby-Stella, compartilho minhas experiências como mãe e jornalista.

Caderninho da Mamãe

caderninho da mamae

Caderninho da Mamãe: Eu sou a Mari (ella), 28 anos, jornalista e mãe da Clara, de pouco mais de dois anos. Como tantas outras, criei o blog pra compartilhar um pouco do que, na época, era minha recém descoberta vida de mãe e também pra não esquecer dos marcos mais importantes da minha relação com a minha filha – já que minha memória não costuma colaborar. Nesses mais de dois anos de Caderninho, muita água passou por debaixo da ponte, mas, como era no princípio, continuo aprendendo muito sobre esse universo que envolve o “criar filhos”.

Cheguei ao Mundo

cheguei ao mundo

O Blog Cheguei ao Mundo foi criado pela atriz Fernanda Rodrigues, mãe da Luisa e do Bento, junto com as amigas Isabel e Julia. Apaixonadas pela maternidade e pelo mundo dos bebês, esse é um espaço para compartilhar experiências, dicas, inspirações e muuuitas informações. Afinal, acreditamos que esse momento tão especial deve ser vivido com muita felicidade, tranquilidade e, o principal, muito amor!

Cientista que Virou Mãe

cientista que virou mae

Ligia Moreiras Sena – A Cientista Que Virou Mãe: Indignada com a forma como essa mídia tradicional produz informação voltada para o público materno e demais cuidadores da infância, decidi, um dia, mobilizar esforços para valorizar o trabalho de mulheres mães que se dedicavam a produzir informação na mídia não hegemônica. Mulheres que apoiavam outras mulheres por meio de seus escritos, sem receberem qualquer tipo de remuneração e que, exatamente por isso, com o tempo deixavam de escrever para gerar renda, deixando-nos novamente nas mãos da mídia tradicional. Então, em parceria com Nani Feuser, idealizei uma nova forma de produção e financiamento da informação: a PLATAFORMA CIENTISTA QUE VIROU MÃE. A primeira plataforma brasileira de informação produzida exclusivamente por mulheres mães. São jornalistas, cientistas e demais produtoras independentes de conteúdo e, o mais importante, SEM O PATROCÍNIO DAS GRANDES CORPORAÇÕES. Nosso modelo de negócio se baseia no financiamento coletivo de todos os textos produzidos por essas escritoras. Como se fosse uma revista, mas com a grande vantagem de podermos escolher todo o conteúdo que vamos ler, não sermos expostas à publicidade e, o que para mim é o mais relevante: onde ALGUNS financiam informação PARA TODOS. Estamos saindo do paradigma da EXCLUSIVIDADE em direção à INCLUSIVIDADE. Da escassez para a ABUNDÂNCIA. Numa visão colaborativa, solidária e coletivamente responsável.

Coisa de Mãe

coisa de mae

Coisa de Mãe: Duas mães de dois. Duas amigas. Duas jornalistas. Duas apaixonadas pela vida. Duas despertas para o novo mundo. Duas sedentas por autoconhecimento. Duas pessoas com desejo de serem instrumentos do bem. Duas missões ligadas. Glauciana Monteiro Nunes e Fernanda Moreno é o nome delas.

Constance Zahn Babies e Kids

constance babies

Dois anos após lançar seu primeiro site, sobre casamentos, Constance Zahn começou a receber emails de suas leitoras pedindo ideias de chás-de-bebê e batizados. Elas haviam mudado de fase! Foi então que Constance decidiu criar um espaço dedicado às mamães! Em 2009, nasceu o Babies & Kids para falar de moda, quartinhos, festas, entre tantas outras coisas do universo infantil! Com o mesmo cuidado e curadoria de sempre, Constance e sua equipe estão sempre em busca de inspirações para mães antenadas.

Da Fertilidade à Maternidade

da fertilidade a maternidade

Da Fertilidade à Maternidade: Muitas histórias em uma, na busca de ser mãe! Meu nome é Alessandra, mulher, esposa, profissional, mãe e blogueira nas horas vagas. Da Fertilidade à Maternidade, não para ser mais um blog sobre bebês, mas sim para falar de fertilidade, gravidez, maternidade, trocar experiências e falar de uma forma clara, que qualquer pessoa consiga entender e assim tentar ajudar de alguma forma outras mulheres e casais a, talvez, não ter que passar por tudo que já passei.

Dadadá

vila mamifera

Gabi Sallit: Advogada e socióloga, hippie demais para o Direito e muito engomadinha para as Ciências Sociais, encontrou na maternagem algo no que se encaixa perfeitamente. Recém mãe de dois, tentando aprender a chupar cana, assoviar e mascar chicletes ao mesmo tempo!

De Mãe Para Mamãe

de mae para mamae

No de mãe para mamãe rola papo sobre tudo! Porque mãe também é mulher, mas mulher que é mãe só gosta de papo materno, então aqui vou abrir espaço para testemunhos, dicas, desabafos, conselhos… enfim tudo papo interessante para nós que muitas vezes nos sentimos sós neste mundo. No entanto sinta-se livre para ajudar-nos a melhorar e dê sua sugestão. Porque aqui é sempre de mãe para mamãe!

Diário de uma Treinante / Mamãe

Somos um casal que sonha em ter filhos, e fazemos tratamento desde 2009. Vamos contar nossa história, mas também dividir alegrias, dúvidas, angústias e muita esperança. / No dia 8 de Abril, conseguimos nosso tao sonhado positivo. Estamos grávidos de uma menininha e vou continuar contando nossa historia, dia a dia. Medos, alegrias, emoções de uma gestação tao esperada, de uma bebe tao amada. Seja bem vindo. Essa é a nossa história.

Diiirce

diiirce

Diiirce: Eu queria dar ao blog um nome saudosista, já que, por ser dona de casa, saber costurar, cozinhar, bordar e tricotar em pleno século XXI, eu me considero uma pessoa de personalidade retrô. Ser diiirce é isso: Ainda se fazem mães como antigamente!

Em Nome dos Pais de Múltiplos

pais multiplos

Em Nome dos Pais de Múltiplos: Nasci em 1976 em São Paulo/Brasil – Brasil. Vivo em Lima/Peru. São-paulino, jornalista e pai de Zoe, minha amada filha com minha doce Katy, peruana de Lima. Sou um cara que escreve sobre experiências, crônicas e tudo que se relacionou com a gravidez múltipla dela e crescimento da filhota. Na semana 34 tivemos a ida de Mateo de volta ao paraíso. Zoe ficou para ilustrar nossa vida num 29/10/2013 e nasceu com 36 semanas. Uma prematurinha linda que cresce saudavelmente.

Felipe, O Pequeno Viajante

o pequeno viajante

Felipe, o pequeno viajante, é o blog que conta as aventuras do nosso filho Felipe (mas não somente elas), hoje com 6 anos, mundo afora conosco, 2 mochileiros de carteirinha que sempre adiaram o primeiro herdeiro, pois sempre precisavam fazer só mais uma viagem antes do bebê que viria para acabar com toda a diversão, e acabaram descobrindo que, com o Felipe, colocar o pé na estrada ficou MUITO mais divertido! Nós já estivemos em 68 países (veja quais aqui), e o pequeno Felipe, com apenas 5 anos, já se aventurou conosco por 38 deles (veja quais aqui). Acreditamos que não tem lugar ruim para viajar com uma criança, e morremos de pena das famílias que têm condições e não têm coragem de levar os filhos a lugares diferentes da Disney, resorts e hotéis fazenda.

Gravidicas

gravidicas

Gravidicas – Ste: Curitibana, 27 anos, apaixonada ha 8, e completamente modificada ha 3. Me redescobri com a maternidade e aprendi que sou capaz de tudo um pouco. Apaixonada pela família, pela casa cheia de gente e principalmente pelas olheiras e o coração cheio de amor que adquiri desde que me tornei mãe. E por amar tanto essa vida, divido aqui as minhas experiências e pensamentos sobre tudo. Porque compartilhar alivia a tensão e traz leveza… Principalmente nesse mundo materno cheio de novidades e experiências para contar!

Infância e Maternagem

infancia e maternagem

Infância e Maternagem: Sou Carol, mãe e aprendiz do Miguel, meu bebê de 9 meses. Também sou psicóloga e autora desse blog criado especialmente para você, que, assim como eu, vive a maternagem como uma grande construção, e se redescobre diariamente a cada desafio encontrado. Esse espaço é nosso, alimentado por experiências pessoais compartilhadas e colaborativas na busca de uma maternagem empoderada e uma infância emocionalmente segura. Vem comigo!

It Mãe

it mae

It Mãe – DANIELA FOLLONI: Jornalista, mãe de Isabela e Felipe, trabalhou nas revistas Vogue, Cosmopolitan e Claudia. Acredita que toda mãe merece sucesso, diversão, romance e oito horas de sono

Jeitinho de Mãe

jeitinho de mae

Jeitinho de Mãe: Sou a Sabrina, casada, assistente social por formação, mãe por vocação e blogueira por inspiração. Vivo a experiência da maternidade em dois momentos distintos. Fui mãe pela primeira vez aos 17 anos de idade de um menino lindo chamado Pablo Henrique. Quinze anos mais tarde, tive a Elisa e dois anos depois, meu caçula, o Igor. O “Jeitinho de Mãe” nasceu da vontade de registrar tudo aquilo que tenho vivido, desde o parto. O meu dia a dia como mãe, os desafios, descobertas e experiências pelas quais eu passo. Com o tempo, meu “diário virtual” foi ganhando novas proporções. Mulheres e mães que compartilham os mesmos anseios, dúvidas e alegrias, o que deu ainda mais sentido e vida ao blog: saber que de alguma forma posso ajudar outras mães com minha experiência, bem como aprender com a experiência delas compartilhadas através de comentários feitos nos posts que publico.

Just Real Moms

just real moms

Nós, Juliana e Renata, somos amigas há mais de 20 anos e tivemos filhos na mesma época. Com tanta sinergia, decidimos criar um blog, o Just Real Moms, que pudesse conversar com mães de verdade, reunindo um pouco de tudo: os anseios que enfrentam, primeira gravidez, educação dos pequenos, comportamento, moda, lazer e muito mais. Escrito de maneira descomplicada, o Just Real Moms conta ainda com psicoterapeutas e convidados que compartilham conhecimento e experiências. Além do blog, também prestamos consultoria a empresas e agências que têm como foco a “mãe”. Afinal, com tanta interação com as nossas leitoras, acabamos naturalmente descobrindo e conhecendo profundamente esse público!

Limo Bag

limo bag

Limo Bag é escrito por Luana Müller. Blog para colocar os pés no chão em relação às festas infantis do Brasil! #chegadeostentação #festacomverdade #brigadeirogourmetnãoexiste #festafeliz

Macetes de Mãe

macetes de mae

Macetes de Mãe: Olá, sou a Shirley (Shi para os íntimos), autora desse blog, mãe do Leo, de 4 anos e do Caê, de 1 ano e meio. Já fui publicitária, relações públicas e marketeira e hoje me realizo nas funções de mãe e blogueira. Sou curiosa, comunicativa, colaborativa, sincera (demais!) e um tanto insana, características que dão a cara do Macetes de Mãe. Se eu pudesse mudar alguma coisa em mim, pediria mais paciência, e se pudesse ter um desejo realizado, pediria mais tempo. E ok, dividiria tudo com vocês, afinal, que mãe que não sonha com isso?

Mãe Club

mae club

Mãe Club: O clube das mamães!

Mãe da Cabeça aos Pés

mae da cabeca aos pes

Mãe da Cabeça aos Pés – Beatriz Zogaib; Jornalista em home office, mãe do Léo (7) e da Manu (2). Tive filho aos 26, escolhi a maternidade integral por 3 anos e, aos 33, faço tudo (quase) ao mesmo tempo! Acredito que mulher é multifuncional por natureza e que – embora seja um desafio – conciliar é possível. A busca por equilíbrio (e menos culpa!) administra minha forma de viver, educar, escrever… Meu mantra? Não precisamos dar conta de tudo: precisamos priorizar o que faz mãe e filho felizes! Falta internalizar isso =)

Mãe de Guri

mae de guri

Mãe de Guri – Angi Simon: Sou filha, amiga, esposa, Educadora Física de formação, mas foi na maternidade que encontrei minha verdadeira vocação: ser mãe! Sou canceriana, romântica, intuitiva, sonhadora, amo o SOL, a LUA e o MAR! Sou casada com o cara da minha vida que me permitiu ser mãe de 3 guris: Antônio, Caetano e Santiago! Sou dona de casa, mas não amo muito não, e sou blogueira de coração, aqui compartilho nossa vida e nossos sonhos!

Mãe de Menino

mae de menino

Mãe de Menino: Notícias, dicas e achados sobre o universo infantil masculino.

Mãe de Moleque

mae de moleque

Mãe de Moleque: Blog escrito por uma mãe paulistana e suas aventuras na arte de educar.

Mãe de Primeira Viagem

mae de primeira viagem

Mãe de Primeira Viagem – Tatty Nunes: Mineira de Belo Horizonte, ariana, menina, mulher, filha única, esposa e mãe de dois príncipes Heitor e Enzo. Porém sempre Mãe de Primeira Viagem, a melhor parte da minha vinda!

Mil Dicas de Mãe

mil dicas de mae

Mil Dicas de Mãe: Os primeiros meses como mãe foram os mais difíceis que passei até hoje. Minha filha Catarina deu um trabalho enorme (era daqueles bebês que choravam o dia todo!). Por conta disso encontrei na internet uma grande fonte de informação e uma janela para o mundo (só quem já foi mãe sabe a sensação de solidão que sentimos ao ficar dias e dias em casa com um recém-nascido). Até que quis compartilhar tudo o que havia aprendido (cuidados diários, alimentação, sono do bebê, entre outros) com todas as mães que tivessem interesse nessas dicas. Assim nasceu o Mil Dicas de Mãe, em janeiro de 2012. Um espaço onde eu conto tudo o que aprendi como mãe na prática (que pode ser MUITO diferente da teoria dos livros!) e onde eu recuperei minha paixão por escrever.

Mãe Fora da Caixa

mae fora da caixa

Mãe Fora da Caixa – Thaís Vilarinho: Uma mãe que se dedicava única e exclusivamente ao primeiro filho começou a se questionar com relação a maternidade e a vida. Voltou a trabalhar e a realizar coisas que amava fazer e que tinham ficado esquecidas em função da Maternidade. Começou a pensar que outras mães poderiam se sentir da mesma maneira e decidiu escrever para elas. Fazer um blog voltado para as mães e para todos os sentimentos e sensações que envolvem a maternidade.

Mãe Jovem

mae jovem

Mãe Jovem: Meu nome é Bianca Coimbra Martins de Aguiar e sou mãe do Francisco de 2 anos. Fui mãe jovem, sem planejamento, no meio dos estudos e no que eu pensava ser o “auge” da minha vida. Por ser muito nova, demorei para aceitar minha gestação, tive depressão na gravidez e sofri muito. Acredito na necessidade de se falar sobre a maternidade precoce e a importância da primeira infância e encontrei no blog um meio um meio de ajudar outras mães que passaram ou estão passando a mesma coisa que eu. Atualmente, além de ser um canal para troca de informações e histórias de mães jovens, o blog também passou a ser um meio de nos incentivarmos a não perder o lado mulher que toda a mãe tem. Espero que vocês encontrem aqui um apoio e que se sintam a vontade para contar suas histórias e aprender com tudo que o blog tem a oferecer.

Mãe Pirada

mae pirada

Mãe Pirada: Muito prazer! Meu nome é Paola Lobo e sou jornalista. Quando minha filha mais velha tinha oito anos, engravidei do segundo filho. Na ultrassonografia, a médica deu um risinho e disse: “TEMOS DOIS BEBÊS AQUI!”.
Quase infartei e abri o berreiro. Como criaria mais duas crianças? E a preocupação? E o custo de vida? E o risco de uma gravidez gemelar? Quando achava que não conseguiria ouvir nada mais à minha volta, ela me arrebatou: “Opa! Tem mais um aqui! SÃO TRIGÊMEOS!”. Desde então, virei a Mãe Pirada! Criei o blog em 16 de junho de 2015 para compartilhar as aventuras da maternidade com outras mamães! Falamos sobre filhos, mães, gravidez, família, culpa, amor incondicional, excesso de trabalho e tudo o que envolve nosso universo.

Mãelabaristas

maelabaristas

Mãelabaristas – Carol e Nina: Nós somos primas (prima-irmã é mais que prima né?!), crescemos juntas e temos muitas coisas em comum, principalmente a paixão pela maternidade e a luta pela difícil missão de administrá-la com maestria. A gente pensou em oficialmente fazer um blog, para falar sobre maternidade, compartilhar situações do dia a dia na intenção de promover reflexões e trocar experiências sobre este tema tão vasto e apaixonante. Não pretendemos levantar bandeiras nem ensinar nada pra ninguém. O que a gente quer é aproveitar a tecnologia a nosso favor e unir as mães que estão por aí, tentando o melhor para os seus filhos e vivendo essa experiência um dia de cada vez. Aqui vamos dividir histórias e desabafos de forma simples, sincera e bem humorada. Aprender a dar mais carinho, ter mais paciência, organizar melhor o tempo e a vida, porque ninguém nasce mãe, a gente se torna uma! E juntas seguiremos, aprendendo umas com as outras!

Mães não Dormem

maes nao dormem

Mães não Dormem – Maryna Souza – Autora: Estudante de pedagogia, dona de casa e mãe da Clara em tempo integral. Amo as mudanças que a maternidade me proporcionou, sobretudo o amadurecimento e a responsabilidade de educar, amar mais a um outro ser do que a mim mesma!

Mágicas de Mãe

magicas de mae

Mágicas de Mãe fala sobre todas aquelas artimanhas que só as mães sabem fazer para conseguir alcançar o sucesso na educação de seus filhos.

Mamãe de Casa

mamae da casa

Mamãe de Casa: Meu nome é Karen Bussacarini, moro em São Paulo, mas sou natural de Manaus-AM. Mamãe de primeira viagem do Gustavo, que nasceu em 31.10.2013 [sim, no dia das bruxas!]. Atualmente sou super-mãe, super-esposa e uma dona de casa que faz de tudo! Ah, ainda sou decoradora, designer gráfica e artesã, mas só nas horas vagas mesmo [que são quase raras]. Entre uma soneca e outra do filhote, tento escrever no blog Mamãe de Casa que foi criado pra compartilhar [com bastante bom humor] com outras mamães as experiências do meu dia a dia, além de repassar diversas dicas úteis de decoração, faça você mesmo, organização e assuntos maternos!

Mamãe de Primeira Viagem

mamae de primeira viagem

Mamãe de Primeira Viagem: A ideia de lançar um blog surgiu depois que consegui ser mãe, dando à luz a Laura, que está prestes a completar um ano. Meses antes de engravidar da Laura, perdi um bebê, processo que apesar de doloroso, me deu muita força. Embora eu tivesse minha família grudada em mim, foi um período onde me senti muito só. Passei a estudar sobre o que havia acontecido comigo e, quando minha gestação da Laura se firmou, quis dividir minha experiência de dor com outras mulheres, outros pais, para que não se sentissem sós.

Mamãe Plugada

mamae plugada

Mamãe Plugada – Marrie Ometto: Piracicabana residente em São Paulo, economista, virginiana, metódica, pilhada e criativa. Mãe da pequena Clara, preza pela presença e exemplos na educação. Ao ser mãe reaprendeu a ser mulher. Plugada, gosta de tomar as rédeas da própria vida, pensando de forma simples e com menos culpa. No blog divide os anseios da mulher pós maternidade, como profissão, beleza, qualidade de vida, saúde, reflexões, receitas, viagens, etc.

Mamãe Prática

mamae pratica

Mamãe Prática: Somos irmãs gêmeas, jornalistas e mães de primeira viagem. Ser mãe, esposa, dona de casa, profissional e mulher exige jogo de cintura, por isso abordamos os temas da maternidade pelo viés da praticidade. Aqui contamos a nossa experiência, apresentamos dicas de entrevistados e muitas sugestões para o dia a dia de quem é gestante ou tem crianças pequenas.

Mamãe Tagarela

mamae tagarela

Mamãe Tagarela: Um blog de atualidades sobre maternagem e paternagem com uma pitadinha de humor quando necessário.

Mammys

mammys

Mammys – Camila Campos: Mamãe nutricionista da vida real. Dicas, curiosidades, alimentação, nutrição e tudo que envolve a maternidade.

Maternar para Sempre

maternar para sempre

Maternar para Sempre – Viviane Petri: Paulistana, esposa, cristã e dona de casa. Mãe do Isaac de 5 anos que me faz viver a maternidade intensamente.

Maternidade Colorida

maternidade colorida

Maternidade Colorida – Paola Preusse: O blog surgiu com incentivo de algumas blogueiras durante a gravidez, mas como sou pouco ansiosa, um dia acordei e pluft, criei um blog sem layout, logo ou nome bacana e pouco escrevia ou sabia o que era ter um blog. Com o tempo, depois de Clara nascida e com a ajuda da Rose (Mãejestade) eu mudei o nome do blog, comprei domínio, pedi pra Rê (Mulher Vitrola) fazer minha logo e tudo começou de verdade. Aqui falamos sobre tudo que engloba a maternidade, mas a maternidade real, colorida, porque como sempre digo, a maternidade não é feita só de rosa! Alimentação e Nutrição Infantil é minha paixão e unir tudo no mesmo espaço me enche de prazer e amor. Receitas, dicas nutricionais, de alimentação, de produtos, culturais e tudo o que nós mães, pais, avós, avôs, tios, tias, enfim, família precisa e quer ler.

Maternidade Simples

maternidade simples

Maternidade Simples: Eu sou Melina, mas pode me chamar de Mel. Moro em Curitiba (PR), sou jornalista, empresária e mãe de duas meninas maravilhosas: Manuela, 8 anos, e Ana Júlia, 2 anos. Um dos meus maiores alvos é tornar a vida mais simples e leve todos os dias. Hoje, o Maternidade Simples é um canal para falar a verdade, trazer informações, esclarecer dúvidas, aproximar mães e pais que querem descomplicar essa vida. Porque a maternidade é difícil? É sim, mas dá para simplificar.

Me Sinto Grávida

me sinto gravida

Me Sinto Grávida – Jéssica Macêdo: Mãe da Beatriz e do Artur. Gateira, jornalista viciada em redes sociais, especialista em brigadeiro de panela. Torce para o Flamengo e tritura pipoca nas horas vagas. O Me Sinto Grávida surgiu da vontade de registrar o dia-a-dia da minha primeira gravidez, em 2012. O nome veio após a primeira ecografia quando saí da clínica com a sensação: “agora sim, me sinto grávida”. No início, era só um diário. Mas tive dúvidas, como toda mãe tem, e resolvi esclarecê-las aqui.

Melancia na Barriga

melancia na barriga

A aventura de ter uma melancia na barriga: Rita – Mãe da Liana. Uma brasileira de 31 anos que vive em Boston há mais de 2 anos. Eu me considero uma cidadã do mundo buscando viver feliz onde eu estiver. Sou casada com o melhor pai que a Liana poderia ter.

Mundo Ovo

mundo ovo

Mundo Ovo é um site que traz um novo olhar para a aventura de ser mãe! Além de [quase] tudo sobre maternidade, você encontra dicas sobre decoração, moda, consumo, festas, viagens, nutrição, tecnologia e cultura.

Na Mira da Mamãe

na mira da mae

Na Mira da Mamãe – Geisa Simonini: Mulher, esposa, filha e mãe da pequena Fernanda que me torna artesã, desenhista, cabeleira, personal stylist, cozinheira e mais do que isso: me faz alguém muito melhor a cada dia e capaz de realizar o impossível. Venha comigo viver esse mundo perfeito (só que não… riros!) da maternidade.

Nerd Pai

nerd pai

Ao descobrir que seria pai, em 2009, resolvi criar o Nerd Pai – O Blog do Pai Nerd para expor meus sentimentos nessa nova aventura que eu estava entrando: Ser um pai. Sempre amei tecnologia e cultura pop. Meus posts são focados nesses temas, amparados por uma visão paterna. Meu nome é Jorge Freire, sou casado, moro em São Paulo, tenho 40 anos e o meu filho, que o chamo carinhosamente de Padawan, tem três anos. Espero que você possa acompanhar minha aventura de erros e acertos de ser pai de primeira viagem e um nerd que ama estar por dentro de tudo.

Nosso Primeiro Bebê

nosso primeiro bebe

Nosso Primeiro Bebê – JANA BEVILACQUA: Mãe do Murilinho e atualmente dona-de-casa – mas carregando sempre na bagagem muitos anos de paixão pela área de internet, celulares, devices e afins. Ah! Tbem freelando, empreendendo e tentando mil-e-uma coisas diferentes no “tempo livre” 🙂

O Trigêmeos da Michele

os trigemeos da michele

O Trigêmeos da Michele: Meu nome é Michele, sou casada com o Maurício e temos quatro filhos: Mônica, de 5 anos, e os trigêmeos Matheus, Murilo e Marcelo, de 3 anos. A surpresa em descobrir uma gravidez trigemelar sem tratamento e a vontade de ajudar outras pessoas com trigêmeos me fizeram criar este blog. Hoje ele tem a visita de todos os tipos de mães e pais.

Paizinho Vírgula!

paizinho virgula

Paizinho Vírgula: Sou Thiago, pai, e esse site é sobre criação com apego, disciplina positiva, comunicação não-violenta e parentalidade consciente. Todos os meus textos, vídeos e podcasts são feitos a partir do que venho aprendendo na minha paternidade. Para ler meus textos, é só descer um pouco mais que você vai encontrar todos eles!

Papo de Mamãe Amélia

papo de mamae amelia

Papo de Mamãe Amélia: Meu nome é Jenny Francia e tenho 30 anos. Nasci na cidade de Americana, interior de São Paulo, e moro aqui desde então. Amo passear, curtir a família, brincar com meus filhos e claro, blogar para vocês. Sou casada com o Papai Amélio. Sempre gostei de me dedicar ao meu lar, e depois do nascimento da Julia, aprendi a conciliar o meu tempo para dar conta de tudo! Em 2016 chegou o Lorenzo, para tornar nossa família ainda mais completa!

Pediatria Descomplicada

pediatria descomplicada

Pediatria Descomplicada: Dra Kelly Oliveira é pediatra formada pela Universidade de São Paulo (USP), apaixonada pela profissão e pelas crianças. Adora conversar, ler, viajar e escrever. Criadora e autora do blog Pediatria Descomplicada, onde escreve dicas e orientações aos pais sobre o universo da saúde infantil. Defensora do atendimento humanizado, da amamentação e entusiasta do método Baby-Led-Weaning. É especialista em Amamentação pelo International Breastfeeding Centre localizado em Toronto, Canadá. Cursa Residência Médica em Alergia e Imunologia na UNIFESP. Atua no Hospital Albert Einstein em parceria com o SUS e atende também em consultório em São Paulo.

Petit Ninos

petit ninos

Petit Ninos – Marina Breithaupt: Mãe da Babi,do Theo e da recém chegada Baby Mel, casada com Bruno. Estilista, louca por passeios, viagens e lojas. Adoro garimpar novidades. Nesse espaço você encontrará tudo sobre a maternidade real e vivida com todos os seus dilemas e delícias!

Potencial Gestante

potencial gestante

Potencial Gestante: Luíza e Hilan se conheceram no começo de 2004, se casaram no final de 2006. no começo de 2010 adotaram seu primogênito-mascote: Tov, um simpático buldogue francês. era apenas o começo de tudo. em agosto de 2010 nascia seu primeiro rebento: Benjamin, um menino muito peculiar, cheio de energia e que, com o tempo, tem se mostrado um verdadeiro artista, cheio de sacadas geniais. 2 anos e 8 meses depois veio Constança. nasceu em casa, no dia dos namorados de 2013 e sempre carregou consigo esse amor e carinho constantes, junto com uma alegria enorme que já se via em seu sorriso e olhinhos brilhantes desde os primeiros meses de sua existência.

Que Mãe Sou Eu?

que mae sou eu

Que Mãe Sou Eu – Fernanda Reale: Biomédica por formação, coordenadora de eventos por experiência, escritora por vocação e blogueira por opção. Hoje, finalmente em tempo (quase) integral, mãe do Pedro e da Laura, e por vezes poeta. A ideia de escrever um blog surgiu ainda durante a primeira licença maternidade, mas o projeto acabou engavetado embaixo das outras mil tarefas da minha nova vida de mãe. Acabou acontecendo apenas 3 anos depois, e em dois anos ele cresceu, mudou e virou outra coisa, exatamente como eu. Não estou aqui para levantar bandeiras, e sim para falar com o coração. Enquanto brinco com as palavras, tento traduzir a beleza da maternidade em poesia, usando os versos pra definir sentimentos, e a prosa pra contar meu dia a dia. Dividindo com vocês meu maternar, minhas percepções e emoções.

Querida Mamãe

querida mamae

Querida Mamãe – Evelyne Lima, 35 anos, casada, mãe dos gêmeos Ricardo e Guilherme, Administradora de empresas por formação, servidora pública: Essa história começou quando recebi o convite da minha amiga pessoal e queridíssima, Mika Lasogga, para sonhar junto com ela um sonho de escrever e inspirar mulheres na fase mais linda e especial de nossas vidas, que a maternidade. Ela é autora de um blog de noivas e queria muito escrever para grávidas e mamães de primeira viagem, mas como não tinha filhos me convidou para escrever e dividir com todas vocês as minhas experiências como mamãe de gêmeos! Inicialmente o blog se chamou Nova Mãe, pois seguia a mesma linha do blog de Noivas, o Noiva Nova, então era um filhinho mesmo! Mas, com o passar do tempo e por investir em outras carreiras, Mika resolveu não mais continuar com o blog Nova Mãe e então o blog se tornou este aqui, o blog Querida Mamãe que continua do mesmo jeitinho e com algumas novidades a partir deste ano 2017!

Real Maternidade

real maternidade

Real Maternidade: Sou Luciana Cattony, apaixonada por pessoas educadas e bem humoradas, internet, doce de abóbora com coco e pelas coisas simples da vida <3 Criei o projeto “Real Maternidade” para poder compartilhar algumas experiências e aprendizados vindos com a maternidade. O que rola por aqui é vida real: sem mitos, tabus ou aquela idealização exagerada da figura materna. O objetivo deste projeto é levar alegria e leveza às mulheres!

Senta que lá vem História

senta que la vem historia

Senta que lá vem História: Lucinha Marinzek, mineira de 32 anos, mora em São Sebastião do Paraíso. Mãe da Marília de 4 anos e da Micaela de 5 meses. Divide-se entre as funções de mãe e diretora financeira. Super divertida, encara a vida sempre de bom humor. Paula de Souza, paranaense de 33 anos, mora em Telêmaco Borba. Mãe da Lara de 3 anos, mãe e esposa em tempo integral, tentando manter as loucuras da maternidade sob controle e buscando encontrar sempre o lado divertido das situações.

Sobre Maternidade

sobre maternidade

O blog Sobre Maternidade surgiu por dois principais motivos. Primeiro: para poder compartilhar com muitas mamães, futuras mamães e pessoas interessadas nesse universo maravilhoso, minhas experiências, minhas vivências, meus conhecimentos, meu dia a dia e também minhas dúvidas (que foram e são muitas) sobre a maternidade. E, em segundo lugar: para poder documentar o crescimento e desenvolvimento do meu filho Francisco, pois considero muito importante lembrar das suas e claro, das nossas conquistas!

Sou Mãe

sou mae

O Sou Mãe foi fundado em setembro de 2014, pelo meu marido Rafael e eu, Gisele. O objetivo é compartilhar dicas sobre a vida nesse universo materno! Tenho 33 anos, sou gaúcha, temos uma filha de 3 anos e estamos grávidos esperando a chegada da próxima baby. Aqui no blog você vai encontrar várias dicas de diversos assuntos sobre maternidade! Desde acompanhar sua gravidez semana a semana, a ter dicas sobre enxoval, decoração de chá de bebê, decoração de festas infantis, quartos de bebê e criança, criação de filhos e muito mais.

Tá na Hora do Papá!

ta na hora do papa

Tá na Hora do Papá: Sobre introdução da alimentação complementar e o método baby-led weaning (desmame guiado pelo bebê).

Vida de Gestante e Mãe

vida de gestante e mae

Vida de Gestante e Mãe – Mah: Sou psicóloga das Mães e palestrante há mais de 5 anos. Quando descobri que esperava meu primeiro filho, o Vítor (hoje com 4 anos), resolvi criar o Vida de Gestante e Mãe para escrever sobre tudo que aprendia deste novo mundo que se abria para mim: a maternidade. Aos poucos percebi que amo este universo e que poderia auxiliar outras gestantes e mães com o que eu sabia! Com o passar do tempo fui adquirindo mais conhecimento e com a chegada da Mariah, hoje com 2 anos, vieram novas e diferentes experiências para contribuir com o meu crescimento pessoal e também com mais informações para o blog!

Vida de Mamãe Moderna

vida de mamae moderna

Vida de Mamãe Moderna – Karina Martins: Sou a Kah, paulistana casada com carioca e mãe da linda e sorridente Sophia. Apaixonada por blogs, moda e também o universo maravilhoso da maternidade, busco compartilhar com vocês minhas experiências como mãe e mulher moderna.

Vida Materna

vida materna

Vida Materna é um blog que fala sobre as alegrias e desafios da maternidade e da busca pelo equilíbrio dos diversos papéis que temos em nossa vida – que vão muito além do papel de mãe. Por aqui você vai ler sobre rotina, dia a dia com filhos pequenos, dilemas, desabafos, conquistas, diversão, educação, gravidez e parto, alimentação, comportamento e desenvolvimento infantil, dicas de enxoval, além de outros assuntos que eu adoro: casa, decoração e organização, festas e diy, resenhas de produtos, dicas de livros, fotografia, passeios, viagens e muito mais. É escrito por Michelle Amorim, moradora de Curitiba-PR, casada com Alexandre e mãe de dois filhos: Melanie, que nasceu em 02.08.2010 e Leonardo, que nasceu em 17.11.2013.

Relação dos Blogs de Maternidade

A tabela a seguir apresenta a relação completa de blogs de maternidade encontrados. São 100 blogs no total sendo 27 deles indicações dos próprios leitores. Não iremos acrescentar mais blogs nesta lista mas os leitores podem continuar indicando outros blogs na área de comentários. Futuramente poderemos expandir esta listagem com novas indicações.

É bom esclarecer que não foi utilizado nenhum critério para selecionar blogs, pelo contrário, fomos cadastrando todos aqueles aqueles que conhecemos através de pesquisa no Google do termo “blogs de maternidade” e, em um segundo momento, adicionamos as indicações dos leitores.

Na primeira versão deste estudo ocorreu um questionamento sobre o critério utilizado para classificar os blogs. Estávamos utilizando o Alexa que acabou sendo muito questionado pelos blogueiros. Para evitar injustiças decidimos reordenar a lista por ordem alfabética. De qualquer forma, adicionamos o indicador “Global Rank” do serviço SimilarWeb. Para dar mais transparência ao leitor marcamos com um * (asterisco) os blogs que possuem este serviço vinculado ao seu Google Analytics.

É interessante notar que os blogueiros adotam canais favoritos, por exemplo, tem blogueiro que é mais presente no Youtube e outro mais presente no Instagram e isto pode refletir diretamente no número de seguidores em determinada mídia.

Finalizando, é importante salientar que a montagem desta tabela com indicadores diversos não visa apontar qual blogueiro é melhor nisto ou naquilo. Não há como quantificar isto. Sabemos que há blogueiros com conteúdos muito bons mas que postam pouco e por isto seu blog recebe menos acesso. Sabemos também que o tempo de vida do blog influi muito nos acessos pois assim seus artigos são encontrados de forma mais fácil nos buscadores.

Blog Curtidas no Facebook Inscritos no Youtube Seguidores no Twitter Seguidores no Instagram Ranking SimilarWeb
4 Mães 49695 77 900 54000 1224818
A Casa do Pedrinho 0 0 0 0 7718964
A Mãe Coruja 37704 106 0 0 217725
A Mãe Leoa 899 0 46 498 -
Agora Sou Mãe 20441 316 2288 78300 1400798
Amamentar É 275106 8692 473 4001 1195771
Aprendizados de Mãe * 148089 0 0 13200 2095875
As Delícias do dudu 258208 0 1639 61500 472798
Baby Dicas * 39098 255 3618 74200 841287
Bagagem de Mãe 79141 134 6172 21100 421609
Balão Mágico da Ivis 0 0 0 0 -
Baú de Menino 47911 38 160 26800 3317759
Bossa Mãe 13531 0 305 11800 1871211
Caderninho da Mamãe 16004 0 241 14900 2785201
Campinas com Crianças 16960 0 0 10300 3551099
Cheguei ao Mundo 28269 1725 997 218000 1238828
Cientista que Virou Mãe 101072 0 324 7712 2196860
Coisa de Mãe 139859 11600 12500 5578946
Constance Zahn Babies e Kids 196989 8839 12400 80700 -
Da Fertilidade à Maternidade 42048 0 2847 33600 636365
Dadadá 17372 0 0 0 813366
De Mãe Para Mamãe 70911 27980 0 313000 948869
Diário de uma Treinante / Mamãe 0 0 0 0 6599303
Diiirce 41639 294 2202 8823 930433
Drops de Mãe 0 0 0 0 7721995
Em Nome dos Pais de Múltiplos 0 0 0 0 1415663
Estação Materna 17689 536 0 1491 3695216
Felipe O Pequeno Viajante 12762 1230 1073 2601 4331972
Gravidicas 100946 0 0 0 2651040
Infância e Maternagem 102515 0 0 241000 13263821
It Mãe 84618 4196 534 21500 894444
Jeitinho de Mãe 75253 0 341 40200 1061491
Just Real Moms 804727 12165 0 104000 308645
Lagarta Vira Pupa 60828 4827 290 17000 1222844
Limo Bag 456 0 0 0 19033715
Look Bebê 52889 4566 790 60200 541108
Macetes de Mãe 574398 29593 1423 215000 154264
Mãe Club 14708 49 0 11800 8992597
Mãe da Cabeça aos Pés 17595 23 1206 44 625661
Mãe de Guri 589442 0 2089 32000 2118795
Mãe de Menino 53864 0 0 0 13198067
Mãe de Moleque 76717 32 508 11600 8731284
Mãe de Primeira Viagem 36522 431 0 9217 985798
Mãe do Ano 15760 129 1968 10100 2447667
Mãe Fora da Caixa 68705 73 0 59100 7658965
Mãe Jovem 7628 75 0 531 4487406
Mãe Pirada 106810 0 0 14200 1780790
Mãe Pop 163710 0 30 6451 1170025
Mãelabaristas 3495 0 0 9197 16686269
Mães Brasileiras 34705 0 1830 88700 598403
Mães não Dormem 120576 0 0 18 -
Mágicas de Mãe * 423250 0 47 8225 1299382
Mamãe Atrapalhada 51696 0 0 0 -
Mamãe de Casa 16535 3793 146 129000 2500121
Mamãe de Primeira Viagem 120270 268 3085 103000 1017618
Mamãe em Choque 1388 0 0 11700 -
Mamãe em Construção 4651 0 0 7080 7307494
Mamãe Plugada * 130329 8141 3171 115000 742052
Mamãe Prática 210688 620 336 26100 694248
Mamãe Tagarela * 254371 0 499 32000 433178
Mamafante 0 4 0 10900 694248
Mami e Mais 2305 0 0 27700 1742341
Mammys 7820 0 0 32400 2548285
Maternar para Sempre 23746 0 765 15500 2548285
MaterniArte * 29760 ? 934 70700 1976889
Maternidade Colorida 69552 483 1852 41100 393842
Maternidade Simples 73957 1365 0 120000 1117051
Me Sinto Grávida 2755 0 307 714 4012249
Melancia na Barriga 0 0 0 0 15555834
Meu Mundo Materno 86371 0 1270 22700 8182368
Mil Dicas de Mãe 632273 1341 1522 81500 95114
Mundo Ovo 87886 0 1484 43400 354933
Na Mirada Mamãe 19496 125 107 25400 10021171
Na Pracinha 26228 0 564 16600 3725457
Nerd Pai 120781 24364 29100 23400 544275
Nosso Primeiro Bebê 0 166 228 0 1280760
O Trigêmeos da Michele * 55306 5865 0 27200 1312332
Paizinho Vírgula 52444 23624 0 14300 3044946
Papo de Mamãe Amélia 21790 60393 169 129000 2748100
Para Criança 34471 0 111 96800 4214818
Pediatria Descomplicada 182926 0 0 0 593958
Petit Ninos * 24059 ? 0 32100 2838948
Pitadinhas Maternas 1556 0 0 30000 29245557
Potencial Gestante 114106 7420 4503 24300 443755
Projeto de Mãe 6384 118 476 1655 3290902
Quase Mamãe 4043 142 0 6218 16496001
Que Mãe Sou Eu * 57855 12 1826 6898389
Querida Mamãe 3079 0 0 77500 5048559
Real Maternidade 180516 53 0 12500 4039812
Roteiro Baby 1244011 582 9528 101000 424510
Senta que lá vem História 59498 0 0 5167 1335165
Sobre Maternidade 52324 8572 59 17900 1647159
Sou Mãe * 296433 2935 0 23600 225798
Tá na Hora do Papá! 54703 0 0 41800 5014683
Trimãe 0 0 0 0 -
Trocando Fraldas * 152869 84785 631 11100 49789
Uai Mãe 14529 0 0 1731 3317558
Vida de Gestante e Mãe 656195 31204 2169 40700 635060
Vida de Mamãe Moderna 11484 0 447 36600 801897
Vida Materna 644403 0 3625 13700 630029

Última atualização: 31/01/2017

Outras Fontes de Consulta Sobre Blogs de Maternidade

Confira abaixo mais 10 listas de blogs sobre maternidade:

Os Melhores 20 Blogs De Maternidade

20 blogs sobre maternidade

Os melhores blogs sobre maternidade

Top blogs de maternidade

Os Melhores Blogs sobre Maternidade

Os melhores blogs de maternidade

Blogosfera materna: 10 páginas que toda mãe vai gostar de conhecer

Lista com sites que exploram a maternidade

Indicação de 7 Blogs Sobre Maternidade

Os 5 Melhores Blogs Sobre Maternidade!

115 comments

  1. Adorei suas dicas de blogs eu como mamãe de primeira viagem estou a procura de todas as informações possíveis que possam me ajudar da melhor maneira possível nessa missão que recebi, vou acessar todos e ver quias me identifico, obrigada pelas dicas.

  2. Olá,

    Sou do portal Mãe Pop (www.maepop.com.br) e adorei aparecer em sua lista. Meu portal tem menos de 2 anos, passou por várias mudanças para atender as necessidades do meu público e hoje ele caminha bem, crescendo a cada dia.

    Acho legal ter na lista blogs menores sim. Muitos blogs grandes estão cheio de “desinformações” para mães. Um dos pontos principais do meu portal é não ser um blog de achismo e sim de informação relevante, baseada em estudos e pesquisas para mães, conteúdo que considero bem importante.

    Blogueiras são competitivas e nem sempre o ambiente é saudável entre elas. Com certeza o artigo seria polêmico. Mas tire o que puder de proveito e ignore dores de cotovelo.

    Parabéns, imagino que esta postagem deu trabalho de se fazer. 😉

    Sue.

    1. Olá Sue!

      Este post deu trabalho sim, ainda mais que precisei refazer depois das críticas recebidas, mas acho que no final ficou justo para todo mundo.

      Seu blog é muito bom! Apesar de novo já tem muito conteúdo interessante. Parabéns!

      mãe pop

      Abraço!

    1. Olá,

      Neste post não irei mais acrescentar blogs ma sjá vou linkar aqui estes dois que indicou para o pessoal conhecer…

      aventuras de mãe

      mãe na massa

  3. Olá Alexandre,
    Achei seu post muito legal e fiquei feliz em aparecer. É muito bom saber que nosso trabalho de formiguinha aos pouco vai aparecendo.
    Parabéns, teve uma grande repercussão.
    Abraços,
    Camila
    Blog Mammys

  4. Obrigada Alexandre, fiquei muito feliz com a publicação do meu blog @amaeleoa em seu site, e principalmente por receber este presente com somente 3 meses e meio de vida de blogueira! Parabéns pelo seu trabalho tbém e seu comprometimento e respeito a todos os profissionais! Bjo

    1. Oi Elaine!
      Parabéns mamãe blogueira. Continue com o trabalho dedicado e sério pois assim ajudará muitas outras mamães e gestantes.
      Abraço e obrigado!

    1. Estudar a blogosfera materna foi muito interessante, aprendi muito.
      Obrigado e parabéns pelo seu blog.

    1. Olá!
      Obrigado, já foram devidamente cadastrados, falta agora só fazer uma pequena descrição de cada um.
      Abraço!

  5. Oi, que bacana esse post. Fiquei muitissimo feliz em ver meu blog aqui (www.amaecoruja.com), e mais feliz ainda em saber que ele está tão bem posicionado.

    Muitíssimo obrigada e parabens pelo post.

    Beijos e ótima semana 🙂

  6. Olá gostaria de saber para onde envio meus dados para ver se posso fazer parte dessa lista e das próximas que vocês farão relativas a este assunto.
    Abraços.

  7. Não acredito! Tem que ser muito bundão mesmo pra ter tirado o ranking. Você quer ser um influenciador ou você é um influenciado???

    Perdeu totalmente a credibilidade na blogosfera materna. E perdeu a chance de ser linkado pelas blogueiras FORTES que estão nessa lista. Perdeu a chance de ser utilizado como referência futura como rankeador de blogs. Você tem noção que foi citado pelas maiores blogueiras de maternidade e foi muito bem falado nas rodas de blogueiras maternas… E tirando o ranking ja estou ouvindo totalmente o oposto.

    Deu um tiro no pé!

    1. Bom dia Patrícia!

      Antes mais nada preciso dizer que meu objetivo não é ser influenciador e sim uma fonte de consulta mais ampla. Depois de muito analisar decidi que vou ordenar a listagem por ordem alfabética. Porém irei republicar a tabela de blogs onde colocarei, além do nome do blog, 5 dados adicionais, sendo eles:

      – Número de fãs no Facebook
      – Número de seguidores no Twitter
      – Número de seguidores no Instagram
      – Número de inscritos no canal do Youtube
      – Global Rank do SimilarWeb

      Como a tabela oferece possibilidade de reordenamento por coluna, então ficará a cargo do próprio leitor fazer a classificação que mais lhe convém.

      Acredito que se todos blogueiros fizerem o vínculo do Analytcs com o SimilarWeb teremos uma métrica interessante. Aí futuramente vou atualizando a tabela para acompanhar a evolução dos blogs.

      Preciso dizer que as críticas negativas foram muito importantes, os elogios são bons para os egos, mas são das críticas que tiramos os maiores aprendizados.

      Bom domingo!

  8. Gentes o nome do seu site deveria ser webdesign desinformado e não webinformado… Ficaram diversos blogs legais de fora com muitos acessos e você cito outros com pouquíssimos acessos!!! Ainda colocou a lista de trás pra frente!!! Ta muito estranho não?! Se informe mais….

  9. Este post tem vários trechos copiados de outros blogs que referenciaram blogs de maternidade. Só clicar aqui pra ver o plágio: https://www.google.com.br/amp/s/catraquinha.catracalivre.com.br/geral/familia/indicacao/blogosfera-materna-10-paginas-que-toda-mae-vai-gostar-de-conhecer/amp/ . Mas o que é interessante é que você referenciou só alguns daqui e outros descartou. Não entendo baseado em que porque se for em acessos como você diz no seu post você está completamente equivocado!!!!!! Detestei este artigo, com diversos trechos plagiadora de vários blogs, informações vagas e contraditórias. Claro que quem está nesta lista furada ficou feliZ. Isso me parece um pouco estranho….. Como disse bem um colega faltou responsabilidade ao escrever o artigo!

    1. Bom dia!
      Desde a publicação do artigo foi informado que alguns bons blogs poderiam ter ficado de fora mas que bastaria o leitor colocar na área de comentários o endereço para que o mesmo fosse incluído no estudo. Portando não cabe aqui colocar o termo “descartado”. Este artigo não é excludente como a maioria daqueles que você irá encontrar por aí… “os 20 melhores”, pelo contrário, quem é bom irá aparecer.
      Abraço!

  10. Olá! Parabéns pelo post, creio que o problema é que muitas pessoas reclamam sobre os blogs mais acessados que outros e a total veracidade. Realmente existem muitos aí que creio que estejam devidamente colocados. Mas o problema neste artigo no meu ponto de vista é que muitos blogs com muito mais acessos e “famosos” como você mesmo citou em um comentário seu por aqui, ficaram D fora! É isso sim é uma grande injustiça e acaba sim atrapalhando a blogosfera materna e gerando alguns problemas. Por exemplo o blog trocando fraldas tem muitos acessos, assim como o maternidade, estação materna, mamãe pop e eles simplesmente não aparecem em sua lista! Sugiro você avaliar melhor essa questão… Até mais, um abraço

    1. Bom dia!
      Vou avaliar sim esta questão e incluir aqueles bons blogs que ficaram de fora. Mas desde a publicação do post eu alertei que alguns bons poderiam ter ficado de fora e o espaço estava aberto à sugestões. É um posto colaborativo. Não quero injustiçar ninguém.
      Obrigado e abraço!

  11. Oi, gostei muito do post, na lista estão muitos que já conheço, assim como outros que não.. Senti falta de muitos que são bem avessados como o materniarte, Estação Materna e trocando fraldas… Inclua esses também… Vale a pena! Abraços

  12. Acho também que não deve mudar o post, você fez uma analise sua através do Alexa, pelo o alexa as estaticistas estão corretas. Quem quiser estatísticas por outras ferramentas mais ”seguras” você pode fazer outro post com tais ferramentas. Mas acho que a proposta deste post não foi essa, e sim seu estudo atraves da ferramenta que utilizou, também acho que não deva ir colocando mais blogs e todos que quiserem, assim o post será uma lista e não os mais bacanas. E não liga para blogsfera materna invés de união a galera quer competição.

    1. A utilização do Alexa foi a maior fonte de reclamação, mesmos endo um indicador aberto, conforme as própria blogueira falaram o mesmo é manipulável. Sendo assim não vou mais utilizá-lo. Também não vou ficar adicionando blogs indefinidamente na lista, senão vai virar um diretório de blogs, rs.
      Obrigado e abraço!

  13. Acho bobagem você remover a classificação de acessos somente porque algumas pessoas estão reclamando. Os sites que aparecem como mais acessados são mesmo os mais conhecidos, então faz sentido! Não fique se importando com pessoas reclamando não, o post está nota 10!

    1. Muito obrigado!
      Ainda estou pensando no que fazer, agradar a todos sei que vai ser impossível, mas vou tentar atender a maioria.
      Abraço!

  14. Super interessante o destaque desses blog….A como horrores alguns e outros não conhecia . Tem um que chama quem ama educa …Muito interessante tb.

  15. Achei muito bacana o post! Fiquei muito feliz de ver blogs de pessoas que sei que trabalham de forma árdua, sem tanto dinheiro e publicidade.
    Como vi que pediste que indicássemos blogs para que conheças, indico o meu http://www.mamaeemconstrucao.com.br e outros que gosto muito Mãezinha vai com as outras, Espaço das mamães, minhas dikas, Maternar para sempre.
    Parabéns!!!

  16. Fico super feliz por ter o Maternar para sempre aqui.
    E ver muitos blogs que acompanho presentes também.

  17. Muito legal essa lista! Só uma sugestão: em vez de numerar “blog #1 é o menos acessado e o #blog 73 é o mais acessado”, ficaria bem melhor se tivesse feito o contrário, colocando o mais acessado como número 1.
    Para quantidade de acessos, o SimilarWeb é uma ferramenta bem mais precisa do que o Alexa, mas sem tirar seu valor.

    Parabéns pelo post!

    1. Olá Rafael, a ideia do ordenamento do menos acessado para o mais acessado foi justamente dar mais visibilidade aos blogs menos conhecidos, mas mesmo assim meu post foi mal interpretado, muitos não gostaram da utilização do Alexa. De qualquer forma irei fazer a reordenação por ordem alfabética e esquecer esta questão de ranqueamento, vou só aguardar mais uma semana para receber outras sugestões de blogs.
      Obrigado e abraço!

      1. Mas você pode manter essa ordem, começando pelo menos acessado só que colocando o número certo do ranking (no caso começando pelo número 73)

    2. Entendi. Mas como vou reordenar por ordem alfabética não vai mais fazer sentido. Talvez até reordene por ordem de data de criação do blog, vou avaliar.

    3. Reordenar em ordem alfabética, vc não vai poder mais chamar de os “bligs mais bacanas da Internet” pq aí vão entrar todos todos. O povo quer é saber quais são os melhores!!! Deixa assim! De qualquer jeito amei o post. Parabéns.

    4. Bom dia Mariana!
      Minha esposa disse a mesma coisa: que o nome do post precisa mudar, rs.
      Obrigado!

    1. Olá Beatriz, como eu disse no post, o espaço está aberto a qualquer blog. Acabaram entrando só os “mais famosos” pois foram aqueles que encontrei de forma mais fácil. Mas o seu já vai ser inserido na lista.

    2. Ai gente, na boa, concordo totalmente com a Gabriela. Pra que botar uma lista de um monte de blog pequeno que ninguém lê? Blog com nem 500 acessos por mês PROVAVELMENTE nem vale a pena ler mesmo. Me digam quais são os melhores e pronto, é isso que interessa. Os pequenos cresçam e apareçam! Ninguém chegou aonde chegou na moleza não.

      (minha irmã é blogueira de moda e eu vejo o quanto ela rala)

    3. Bom dia Nayara!
      O fato de um blog ter poucos acessos não quer dizer que não vale a pena ler, pode ser que o mesmo acabou de se lançado e tenha ótimo conteúdo. Quem vai determinar se vale apena ler ou não é o próprio internauta. O objetivo deste post é divulgar. Sendo com pouco acesso ou não.
      Abraço!

  18. Olá, sou a Gabi do Blog Aprendizados de Mãe. Adorei o conteúdo e as explicações, mas gostaria de saber qual sistema foi utilizado para o ranking dos mais acessados, pois quem acompanha blogs há algum tempo como eu, deve ter notado algumas incoerências, mas claro não é uma afirmativa, apenas especulação.
    Senti falta dos blogs http://www.lookbebe.com.br http://www.materniarte.com.br e http://www.lagartavirapupa.com.br Blogs com perfis bem diferentes, mas com foco em mães, filhos, educação, ajuda!

    PArabéns pela análise, é sempre um privilégio participar, na lista e nos comentários.

    1. Olá Gabriela, usei o ranking Alexa para classificar, mas não foi uma boa ideia, quem entende mais a fundo do assunto me deu um puxão de orelha. rs.
      Irei adicionar estes novos blogs sim.
      Obrigado e abraço!

      1. Eu acho que tem muita gente com dor de cotovelo. Acho que tem muita gente tentando ajudar o colega do lado, assim como tem muito anônimo enchendo o saco.. A Blogosfera materna é um caos e nem sempre é saudável. Acho que vc não deve agradar a todos, apenas colocar seu ponto de vista. Faça um novo post comparando o que achou no Alexa X Similarweb por exemplo. Aqui vc fala de blogs mais bacanas, logo entende-se bom conteúdo X acesso. Não faz sentido ter gente aqui com menos de 1000 acessos dizendo que deveria aparecer, não digo que não mereça, mas o post não seria esse. Apenas meu ponto de vista.

      2. Achei que o post ia ser bem aceito porque recentemente fiz um post similar na blogosfera de finanças que participo com meu site Abacus Liquid. O post foi muito bem aceito e recebeu boas críticas:

        http://abacusliquid.com/sites-de-financas/

        Porém lá as coisas são mais amadoras e aqui estou percebendo que a maioria dos blogs são tratados como negócio. Daí uma classificação como esta pode mais atrapalhar do que ajudar. Foi o que eu senti.

        Estou mesmo curioso para ver as métricas do SimilarWeb. Com meu amadorismo não conhecia esta ferramenta. Vou fazer um estudo aplicando lá na blogosfera de finanças mas aqui não, rs.

    2. Também acho que não faz sentido colocar blogs pequenos e desconhecidos na lista, já que o objetivo do texto é fazer uma lista dos blogs maiores e mais conhecidos.

  19. Olá, eu sou a Thata do Mamãe Tagarela. Obrigada por me incluir, fico muito feliz. décimo lugar em acessos e décimo primeiro em backlinks segundo a sua matéria, muito obrigada mesmo.

    Sobre a sua pergunta de que ferramenta usar, pode tentar o similarweb ou o semrush.

    Em relação à sua lista de blogs eu senti falta do Materniarte, que tem uma pegada diferente, falando um pouco de arte mas é um blog de maternidade. Considere colocar na próxima lista.

    Att Thaís Cardoso

  20. É muito bacana ter o trabalho reconhecido.

    Senti falta do Materniarte, que tem bastante conteúdo materno, sob o ponto de vista da arte elaborada pela Adri.

    Valeria a pena inclui-la nesse rol ?

    Obrigada!

  21. Bacana o texto é bem explicativo, mas usar o Alexa e o Issue Crawler para classificar blogs é reducionismo.

    Alexa dá para fraudar e já o Issue Crawler funcionava quando o Web era os sites. Hoje é FB, como todos sabemos. Fora que existem vários tipos de trocas de links e que usa os comentários nativos do WordPress tem vaantagem, já que o pingback é automático.

    Uma agência que quer ter resultados checa o engajamentos das postagens, os comentários e a quantidade de clicks que um publieditorial teve.

    E nem era para eu estar falando isso, já que meu blog está ali muito bem colocado no Alexa 🙂

    1. Obrigado pela contribuição Jorge, é bom mesmo este tipo de alerta para quem aqui chegar não concluir que um blog é melhor que outro só por estar mais classificado em determinado indicador. Não sou uma agência de publicidade nem tenho formação nesta área, sou só um blogueiro independente que tenta entender o comportamento das pessoas na Web.

      De qualquer forma o post não tem o objetivo de reduzir e sim ampliar, se a futura mamãe digitar ‘blogs de maternidade’ no Google estará sujeito ao critério de classificação dele, se ela encontrar este post terá um mundo de possibilidades pois procurei linkar todos que tem mais conteúdo e menos propaganda de moda e produtos (assim espero). E aqueles que ficaram de fora basta a blogueira(o) deixar o link aqui para divulgar.

      Abraço!

      1. Desculpe, mas não ampliou em nada. Tem blogs aí nas primeiras colocações que tem links com menos de 50 clicks em links patrocinados. E tem uns nas últimas posiçoes que tem mais de 2000 clicks em links patrocinados.

        Sim, eu sei, pois acompanho.

        As métricas mudaram. As que você postou acabam prejudicando muitos blogs excelentes. Suas métricas estão defasadas.

        Como vocês disseram, vocês não tem tem experiência e nem são da área. Esse tipo de post é irresponsável e prejudica o meio.

        Eu sei que esse post foi feito de coração. Mas está errado. Já recebi mensagens se não tem algo ou preferências por trás disso tudo.

        Enfim. Só acho que vcs devem ter mais responsabilidades.

      2. Bom, o objetivo não foi prejudicar. Mas como vi que deu muita polêmica irei atualizar o post na próxima semana eliminando este fator de classificação. Até pensei em utilizar o SimilarWeb conforme sugerido por outras blogueiras mas acho que vai dar na mesma. Irei adicionar os novos blogs que estão colocando aqui nos comentários e reordenar a lista por ordem alfabética. Assim fica o mais democrático possível. Mas acho que você foi muito duro ao dizer que faltou responsabilidade, eu simplesmente peguei uma métrica totalmente aberta ao público e classifiquei segundo ela. Mas, cada um interpreta da sua forma.
        Abraço!

  22. Ranking Alexa é análise extremamente frágil, pois é facilmente manipulável. No Google inclusive há vários tutoriais para isso.

    1. Suas métricas realmente são questionáveis, mas não conheço outra ferramenta aberta para se fazer este tipo de análise. Alguma sugestão?

      1. Olá, na semana que vem vou fazer uma atualização deste post coma utilização do SimilarWeb. Usei sua dica e já adicionei o Analytics dos meus dois sites nele. Porém, dei uma olhada rápida nos sites de maternidade e não encontrei nenhum que esteja vinculando com o Analytics, então, mesmo usando o SimilarWeb, as estatísticas irão continuar aproximadas.

      2. Alexandre, já que este post está movimentado, sugiro vc divulgar a nova análise e solicitar a validação do analytics lá, pois a maioria das pessoas nem sabe da existência da ferramenta e menos ainda desta validação.

      3. Sobre os validados que eu sei, tem o meu, PetitNinos, Materniarte, Trigemeos da Michele, Mamãe Tagarela, Mágicas de Mãe, Baby Dicas, Jeitinho de Mãe e alguns outros 🙂

      4. Olá Gabriela,
        Como o objetivo primário deste post é mesmo o de divulgação da blogosfera de maternidade então vou eliminar a classificação de acessos. Vou estudar melhor estas ferramentas e metodologias antes de fazer qualquer outra classificação.
        Obrigado e abraço!

    2. Não entendi porque vai eliminar a classificação de acessos. Por que as pessoas se doeram? Ue, uns blogs são mais acessados do que os outros e não há mal nenhum nisso. O que fez o seu analytics pular em acessos ontem foi exatamente essa classificação, tira-la é um tiro no seu pé. Não era acessos e ter seu site famoso que você queria? Conseguiu! Agora vai voltar atrás? Você já mexeu em ninho de cobras (a blogsfera materna) agora aguenta que algumas pessoas vão reclamar. É normal que isso aconteça.

    3. Bom dia!
      Não sabia que era um ninho de cobras, rs. Mas tive uma percepção melhor de como funciona. Os blogs são tratados como negócio. Sou de uma outra blogosfera, a de finanças, onde um outro blog que tenho, o Abacus Liquid, é o líder em acessos (http://abacusliquid.com/blogosfera/ranking-alexa-blogs-de-financas/). Mas lá a maioria dos blogs são amadores. Porém, os maiores questionamentos que recebi foram em relação à utilização do Alexa. Em um primeiro momento até pensei em refazer a classificação com o SimilarWeb que foi sugerido por outras blogueiras, mas acho que não vai valer a pena também.
      Abraço!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.