O torresmo é um prato de origem portuguesa que foi adaptado na alimentação dos escravos na época do Brasil colonial. Se tornou um clássico entre as comidas de boteco, principalmente no estado de Minas Gerais, mas atualmente ganhou popularidade em todo o Brasil, inclusive na alta gastronomia. Então vamos te ensinar a fazer um torresmo mineiro em casa sequinho, crocante, fácil e prático.
Se esse petisco preparado a partir do toucinho de porco, cortado em pequenos pedaços, te parece difícil fazer em casa, vamos te dar dicas passadas de geração em geração, que fazem toda a diferença, para que o seu torresmo seja sequinho e crocante, como é feito nos melhores botecos do Brasil. Além disso, a banha que é extraída na fritura do torresmo, pode ser usada para cozinhar, substituindo outros óleos, como o de soja e o azeite. A banha de porco suporta altas temperaturas além de ser mais cheirosa e saborosa.
Ingredientes para fazer torresmo mineiro
- 1,2 kg de toucinho (pra essa receita, não utilizar barriga de porco ou panceta, pois tem muita carne e assim não vai pururucar)
- 3 colheres de chá de sal
- 1 dose de cachaça (opcional)
Modo de preparo do torresmo mineiro
- Corte o toucinho em cubos.
- Tempere com sal a gosto.
- Coloque os cubos cortados em uma panela já aquecida, não precisa colocar óleo.
- Mexa bem o torresmo para que não grude no fundo da panela.
- Coloque uma dose de cachaça (opcional). Ela ajuda na crocância e no aroma.
- Quando começar a soltar a gordura, continue mexendo para que não espirre.
- Quando começar a pururucar, abaixe e fogo e deixe a panela tampada até que o torresmo fique bem frito.
- Ao final da fritura, retirar o torresmo da panela com uma escumadeira para retirar o excesso de gordura e coloque em um recipiente com papel toalha.
- Espere esfriar a banha que ficou na panela, coloque em um pote de vidro ou plástico para ser usada na preparação de alimentos. Essa gordura pode substituir o óleo.
Dicas importantes do torresmo mineiro
- Para o torresmo ficar sequinho, mexer bem no inicio da fritura para que não grude no fundo da panela. Colocar uma dose de cachaça também ajuda.
- Para manter a crocância do torresmo após o preparo, espere esfriar, coloque em um pote fechado por no máximo 3 dias. Quando for comer, você pode aquecer na airfryer ou no forno convencional, dessa forma ficará crocante novamente.
- Você também poderá pré-fritar o torresmo e conservá-lo em um pote com sua própria banha. Neste caso a validade passa a ser de até 6 meses.
- Para o preparo do torresmo pré-frito, aqueça bem a banha e em seguida coloque o torresmo para assim pururucar a pele.
- O torresmo cortado em cubos menores faz com que fique mais crocante e sequinho.
Além desse delicioso torresmo, que tal conhecer também receitas saudáveis que não levam nem açúcar nem glúten? Uma dica que damos é o e_book 500 Receitas com Zero Açúcar e Zero Glúten, receitas deliciosas pra você não ter que se privar de nada, e comer os mais diferentes e deliciosos tipos de comida!
O mercado de festa está aquecido, então não perca mais tempo e aumente o seu faturamento com o curso Bolos de Festa Especial Chocolate – Isis Alvarez. São 8 módulos de aulas gravadas que você pode assistir quando quiser durante dois anos e vários bônus inclusos no curso e todas as atualizações.
📝 Se inscreva no canal: https://youtube.com/@minasrioreceitas